sexta-feira, julho 1, 2022

Exportação de fertilizantes de Belarus para o Brasil é interrompida

A exportação de fertilizantes agrícolas de Belarus ao Brasil está suspensa. Em nota à CNN, a embaixada bielorrussa afirmou que o fornecimento foi interrompido devido a um bloqueio feito pela Lituânia.

Segundo a embaixada bielorrussa:

Os fertilizantes bielorussos ocupam 20% do mercado no Brasil e seu fornecimento foi interrompido devido ao bloqueio do trânsito da Lituânia através de seu território até o porto de Klaipeda (Lituânia), que tem sido historicamente utilizado para enviar fertilizantes potássicos de Belarus para o Brasil

E prosseguiu:

O lado lituano proibiu o trânsito sob pretextos políticos rebuscados e declarou que o trânsito de fertilizantes de potássio bielorussos para o Brasil, entre outras coisas, ameaçava a segurança nacional da Lituânia

Em entrevista à CNN, o Ministério da Agricultura informou que tem mantido contato com os exportadores do produto e diplomatas brasileiros desde quinta-feira (24) para avaliar o impacto do conflito sobre a balança comercial brasileira. Com cerca de 13% de todo o volume comprado no planeta, o Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes.

Devido à interrupção das exportações de fertilizantes pela Rússia e por Belarus, há o receio de que haja elevação nos preços dos produtos, o que implicará na safra brasileira deste ano.

Para evitar o cenário de escassez e consequentemente aumento nos preços dos produtos agrícolas, o governo brasileiro vem discutindo a possibilidade de aumentar a importação de países como o Canadá e Irã, já que no momento o estoque de fertilizantes é suficiente no país.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

CONFIRA