Ministro Barroso espalha fake news ao afirmar que 6 pessoas tem a riqueza de metade da população brasileira

Ministro Barroso espalha fake news

Nesta segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso afirmou que a” seis pessoas no Brasil têm a riqueza de metade da população”. Ele também afirmou que “tem alguma coisa errada nesse modelo que nós precisamos enfrentar”. A afirmação do ministro foi feita durante evento da OAB nesta segunda-feira (23).

O trecho do vídeo onde o ministro faz essa afirmações foi publicado em um tweet pelo perfil do site Metrópoles, no X. Veja abaixo:

No entanto, a própria rede social X onde o vídeo foi publicado informou que a afirmação do ministro Barroso era falsa. Ou seja, uma fake news:

A informação do X é verdadeira e pode ser consultada no artigo da Forbes onde ela elenca os 50 brasileiros mais ricos. Você pode conferir o artigo clicando aqui.

Barroso será intimado por espalhar fake news?

Alguém que ainda espera alguma coerência por parte do STF talvez acredite que o ministro Luís Barroso possa ser no mínimo chamado a atenção por espalhar tamanha fake news. No entanto, isso provavelmente será mais um caso de fake news em que o STF fará vista grossa (como fez em relaçãoà esse caso e este). O STF nunca combateu as fake news as vendo como um problema em si. As combateram apenas quando eram direcionadas contra eles e ameaçavam o regime político submisso ao judiciário que querem manter.

Obviamente que as fake news não devem ser combatidas pela força. No entanto, uma instituição como o STF, que sempre se apresentou como combatente feroz das fake news, fazendo uso inclusive da força estatal para reprimi-las, ao fazer vista grossa para uma fake news propagada pelo seu novo presidente só mostra que o combate às fake news não passavam de mera conveniência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais
Neto de Lula
Direito

Neto de Lula desafia críticos a provarem que seu avô é ladrão

Em um vídeo no Instagram publicado no dia 1° de abril (conhecido como Dia da Mentira), o neto do presidente Lula, Thiago Trindade, fez um desafio aos críticos do petista: provar que seu avô é ladrão. “Fica o meu desafio a essas pessoas que acham que podem ficar fazendo o Brasil de refém com ameaças. […]

Leia Mais