Ministro Barroso espalha fake news ao afirmar que 6 pessoas tem a riqueza de metade da população brasileira

Ministro Barroso espalha fake news

Nesta segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso afirmou que a” seis pessoas no Brasil têm a riqueza de metade da população”. Ele também afirmou que “tem alguma coisa errada nesse modelo que nós precisamos enfrentar”. A afirmação do ministro foi feita durante evento da OAB nesta segunda-feira (23).

O trecho do vídeo onde o ministro faz essa afirmações foi publicado em um tweet pelo perfil do site Metrópoles, no X. Veja abaixo:

No entanto, a própria rede social X onde o vídeo foi publicado informou que a afirmação do ministro Barroso era falsa. Ou seja, uma fake news:

A informação do X é verdadeira e pode ser consultada no artigo da Forbes onde ela elenca os 50 brasileiros mais ricos. Você pode conferir o artigo clicando aqui.

Barroso será intimado por espalhar fake news?

Alguém que ainda espera alguma coerência por parte do STF talvez acredite que o ministro Luís Barroso possa ser no mínimo chamado a atenção por espalhar tamanha fake news. No entanto, isso provavelmente será mais um caso de fake news em que o STF fará vista grossa (como fez em relaçãoà esse caso e este). O STF nunca combateu as fake news as vendo como um problema em si. As combateram apenas quando eram direcionadas contra eles e ameaçavam o regime político submisso ao judiciário que querem manter.

Obviamente que as fake news não devem ser combatidas pela força. No entanto, uma instituição como o STF, que sempre se apresentou como combatente feroz das fake news, fazendo uso inclusive da força estatal para reprimi-las, ao fazer vista grossa para uma fake news propagada pelo seu novo presidente só mostra que o combate às fake news não passavam de mera conveniência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Monteiro dono de bar de rock
Direito

Dono de bar de rock em SP é morto por cliente após expulsá-lo por importunação

Carlos dos Santos Monteiro, um dono de um bar de rock da Zona Sul de São Paulo, foi morto com golpes de canivete no pescoço e nas costas por um cliente após expulsá-lo do estabelecimento por assediar uma funcionária e ter importunado outros clientes. Um crime lamentável, que poderia ter sido evitado caso a vítima […]

Leia Mais
Dono de loja reage a assalto no Paraná
Direito

Dono de loja reage a assalto e deixa criminoso gravemente ferido

Contrariando as alegações de desarmamentistas de que o porte de armas não garante segurança contra criminosos, o dono de uma loja protegeu a si, seus funcionários e sua propriedade ao deixar um assaltante gravemente ferido. O caso O episódio aconteceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, onde o criminoso, um homem de 23 […]

Leia Mais
Cobasi
Direito

O processo multimilionário da DPE/RS contra a Cobasi pela morte de animais em enchentes

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) entrou com uma ação judicial contra a Cobasi, empresa especializada em produtos e serviços para animais domésticos que também comercializa animais de estimação. Com a ação, o órgão busca uma indenização de R$ 50 milhões pela morte de 42 animais de estimação para venda em duas […]

Leia Mais