Em Teresina no Piauí, o Hospital Municipal da Criança localizado na zona zul, ficou sem energia na última sexta-feira (3). Vizinhos da redondeza tiveram que improvisar para manter aparelhos de um dos pacientes ligados, além de ajudar na aplicação da medicação de outros pacientes, pois, sem energia a aplicação de medicamentos e de outros procedimentos seria irrealizável.
Graças a mobilização dos vizinhos por meio de extensões, o hospital conseguiu manter os aparelhos respiratórios ligados para que as crianças hospitalizadas conseguissem sobreviver.
O fornecimento só voltou ao normal por volta das 12:45h deste sábado (4).
Além do caso dessa criança que iria ficar sem ar se não fossem os vizinhos se mobilizarem para ligar extensões e levar energia até o hospital, crianças também ficaram sem medicação, porque os profissionais não podiam aplicar no escuro
Relatou Dionísio Carvalho que esteve no local e registrou o ocorrido em fotos e vídeos.
Infelizmente casos como esses são rotineiros na vida da população que usa o SUS. Vale lembrar que existe dois tipos de pessoas no Brasil: Aqueles que defendem o SUS e aqueles que usam o SUS. A realidade tende a ser muito diferente da idealização dos ditos “defensores da saúde”.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), afirmou que houve uma falha técnica no gerador de energia do Hospital e que os pacientes que dependiam de respiradores foram transferidos.
A empresa responsável pelo fornecimento de energia do local, Equatorial Piauí, informou que ao tomar conhecimento do fato enviou uma equipe ao local para averiguar as possíveis causas da ocorrência, que não atingiu outros imóveis na região, apenas o hospital.
Foi constatado defeito interno nas instalações do quadro de reversão que alimenta o gerador da unidade. A Direção do Hospital foi acionada e informou à empresa que já estava ciente da necessidade dos ajustes.
Explicou a Equatorial Piauí em comunicado.
E ainda tem gente que tem a coragem de dizer que sem o estado a população seri incapaz de se mobilizar, é mole?