MP do ensino domiciliar deve sair em breve, segundo Damares Alves

De acordo com a Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o governo federal deve editar a medida provisória (MP) do ensino domiciliar de crianças e adolescentes, conhecida como homeschooling, até a próxima semana.

Segundo ela, a MP vai instituir regras para cadastro e acompanhamento das famílias. “A proposta já vem trazendo um indicativo de como vai ser o cadastro. Em mais cinco dias, entregaremos ao Congresso Nacional, se tudo der certo”, disse a ministra.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou, por 9 votos contra a 2 a favor do homeschooling, essa modalidade de ensino, pois a constituição prevê apenas ensino público e particular, e não há lei que autorize a medida. Contudo, todos os argumentos contra o ensino domiciliar utilizados por eles foram respondidos neste artigo.

A intenção é disseminar a modalidade de ensino domiciliar pelo país. Segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar, o homeschooling já é adotado em mais de 60 países. Aqui no Brasil, um caso que ficou muito famoso foi o caso da família Cipriano. Eles já concederam uma entrevista e esta pode ser lida clicando aqui.

De acordo com a Ministra, a medida provisória é uma das prioridades dos 100 primeiros dias do novo governo. “O ensino domiciliar tramita neste Congresso Nacional há mais de 25 anos.

Então, nos últimos anos, o presidente, enquanto deputado, participou ativamente dos debates – é um tema que ele conhece; é um tema que agrada ao coração dele. E, aqui, é um respeito às famílias brasileiras, que querem a liberdade de poder escolher a modalidade de ensino para os seus filhos”, afirmou ela.

Assista à palestra sobre autodidatismo para mais informações sobre a prática clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Max Azzarolle
Uncategorized

Ativista ateia fogo em si mesmo durante julgamento de Trump e chama atenção para afirmações polêmicas

Um homem depois identificado como Max Azzarello ateou fogo sobre si mesmo durante o julgamento do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O evento que chocou várias pessoas que estavam próximas ocorreu em um parque do lado de fora do Tribunal de Nova York, onde estava ocorrendo o julgamento. Max Azzarello, 37 anos, começou recentemente a […]

Leia Mais
Changpeng Zhao (CZ)
Uncategorized

Promotores dos EUA pedem ao tribunal que mantenha o ex-CEO da Binance no país em meio a preocupações com o risco de fuga

Na sequência do acordo entre o Departamento de Justiça dos EUA e a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, as autoridades federais estão insistindo que o ex-CEO da bolsa, Changpeng Zhao (CZ), permaneça nos Estados Unidos até sua sentença em fevereiro de 2024. O Departamento de Justiça busca restringir as viagens do ex-CEO […]

Leia Mais
Euro digital
Uncategorized

Relatório do Banco da Espanha: A maioria dos espanhóis não quer o euro digital, 65% não o usariam

Um relatório recente publicado pelo Banco da Espanha, que indaga sobre como os espanhóis usam o dinheiro em espécie para pagamentos, revelou o baixo grau de confiança que eles têm em um hipotético euro digital. 65% dos cidadãos pesquisados informaram que não usariam o euro digital, pois se sentem confortáveis com as opções de pagamento […]

Leia Mais