Irwin Schiff: a Triste Luta contra os Impostos

Irwin Schiff nasceu em New Haven, Connecticut, em 23 de Fevereiro de 1928. Filho de imigrantes poloneses, estudou na Universidade de Connecticut, onde teve contato pela primeira vez com a Escola Austríaca de Economia, através de autores como Henry Hazlitt, Friedrich Hayek e Ludwig von Mises.

Após alguns anos trabalhando no mercado financeiro, acabou perdendo praticamente todo o seu patrimônio ao ser vítima de um esquema Ponzi. Depois desse acontecimento, resolveu focar seus esforços em escrever livros. O primeiro livro lançado, The Biggest Con: How the Government is Fleecing You (A Grande Trapaça: Como o Governo está Esfolando Você, em tradução livre), foi um grande sucesso e fala sobre como as intervenções estatais após o New Deal afetaram a liberdade dos americanos.

Apesar de não ser um anarquista e acreditar na necessidade de um estado mínimo e até mesmo apoiar a cobrança de impostos em uma escala justa e determinada pela constituição, Irwin defendia que a cobrança de imposto de renda nos Estados Unidos não tinha amparo na lei e era inconstitucional. Com base nisso, ele retornou as suas declarações de imposto de renda de 1974 e 1975 declarando zero rendimentos e alterando o título do formulário de “U.S. Individual Income Tax Return” (algo como “Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física Americana”) para “U.S. Individual Income Confession” (algo como Confissão de Rendimentos Pessoa Física Americana”).

Assim ele iniciou sua luta contra o imposto de renda nos Estados Unidos. Essa que durou até a sua morte em 2015, algemado a uma cama de hospital aos 87 anos de idade.

Em 1977, ele começou a dar palestras sobre a ilegalidade da cobrança do imposto de renda pelos Estados Unidos. Cinco dias após aparecer no The Tomorrow Show do canal de TV NBC defendendo suas ideias, foi processado por não declarar sua renda e, logo depois, julgado como culpado.

Em 1985 ele foi processado novamente, desta vez por não ter declarado os rendimentos de 1980, 1981 e 1982. Condenado, passou quatro anos na prisão, sendo liberado em 1993. Mesmo assim, não interrompeu sua luta contra a tributação.

Durante seu período na prisão, escreveu o livro “The Federal Mafia: How the Government Illegally Imposes and Unlawfully collects Income Taxes” (“A Máfia Federal: Como o Governo Impõe e Coleta Imposto de Renda Ilegalmente”, em tradução livre), que viria a ser apenas o segundo livro a ter suas vendas proibidas pela justiça americana em toda a sua história (o outro sendo Fanny Hill: Memórias de uma Mulher de Prazer, proibido por obscenidade em 1821 e 1963). Irwin e a família reagiram disponibilizando o livro de forma gratuita na internet.

Doze anos após sair da prisão e aos 77 anos de idade, Irwin foi condenado novamente por evasão fiscal, conspiração para defraudar os Estados Unidos e por ajudar na elaboração de falsas declarações de imposto de renda. A sentença de 12 anos acabou por se tornar uma sentença de prisão perpétua, uma vez que veio a falecer em 16 de Outubro de 2015, dois anos antes do prazo para sua libertação.

Durante o período na prisão e o agravamento de suas condições de saúde, teve todas as petições para cumprir a prisão em casa para tratamento negadas e ainda foi transferido para um presídio longe da família e de todos os conhecidos, com a justificativa de oferecer melhores tratamentos para ele. Entretanto, essas transferências não serviram de nada, pois nem mesmo uma catarata foi diagnosticada ou tratada, levando-o a ficar praticamente cego.

Além da cegueira, teve um câncer de pele não diagnosticado à tempo, o que levou à metástase e a piora do seu estado clínico. Mesmo com esse grave estado de saúde, aos 87 anos de idade e com um diagnóstico de que teria apenas mais 6 meses de vida, não foi autorizada sua saída para passar os últimos momentos com a família. Em 16 de outubro de 2015 ele faleceu algemado em uma cama de hospital.

A história de Irwin Schiff não deve ser esquecida. Ela está aí para provar o que o estado está determinado a fazer com aqueles que discordam dele. Como disse seu filho, Peter Schiff, em uma bela carta homenageando Irwin, “com alguma esperança, seu legado irá ajudar, em alguma época vindoura, a restaurar as liberdades perdidas que ele morreu tentando proteger, permitindo que ele finalmente possa descansar em paz”.


Revisado por: Paulo Costa (@PauloDroopy)


One thought on “Irwin Schiff: a Triste Luta contra os Impostos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais