Resolvendo o enigma Libertarianismo x Mulheres

Discute-se sobre o fato de quase todos os libertários serem homens e as razões pelas quais levam à ausência de mulheres no movimento libertário. Engana-se quem pensa que um dos motivos é porque os libertários agem de modo grosseiro para com as mulheres; pensar que refutar argumentos falaciosos de utilitaristas e humanitaristas é um ato grosseiro é um equívoco; isso precisa ser feito a todo momento – de forma respeitosa, é claro, pois ao usar-se ad hominem compete que o libertário se torna um falacioso do mesmo modo. A ausência de mulheres libertárias, ao meu ver, está muito mais associada a fatores exógenos do próprio movimento libertário. O problema central são os discursos coletivistas tradicionais – direita – e revolucionários – esquerda. Considera-se os conceitos de esquerda e direita de modo genérico, tal como eles são superficialmente definidos hodiernamente.

Penso que o empecilho que existe entre as mulheres de direita e o libertarianismo é justamente a questão do conservadorismo, é o entendimento errôneo de que em uma sociedade libertária a imoralidade ou amoralidade reinaria, permitindo atos revolucionários, prática de aborto, e uso excessivo de drogas – independente do fato de que cada propriedade privada possuiria regras, e que o não cumprimento destas resultaria em uma punição. Considero que não é de difícil compreensão, ademais, reconhecer que predomina-se uma onda de empoderamento reverso. Em tempos precedentes, o rótulo “empoderada” se limitava ao lado esquerdo político; com a ampliação da mídia conservadora, mulheres de direita “empoderadas”, exibindo suas armas e aclamando “feminista jamais!”. É incrível como um movimento coletivista tem o poder de tornar uma moral uma regra, fixando pessoas em um determinado espaço e apontando um dedo estatista para a cara dos indivíduos e afirmando: “você não pode defender sua moral de forma independente; junte-se a nós! positive-a!”.

Além disso, conjecturo que o distanciamento das mulheres de direita do libertarianismo se dá pelo fato de que estas parecem viver em uma bolha ainda mais fechada do que as mulheres de esquerda; pasmem! Observa-se que o espanto de uma mulher de esquerda ao ver uma publicação que diz: “educação e saúde são serviços, não direitos” é imensamente maior do que uma mulher de direita ao ver essa mesma publicação. A esquerda repleta do seu espírito revolucionário é incapaz de enxergar um ponto fora da curva, de modo a querer, coercitivamente, fazer todos a pensarem tal como lhe é proposto e censurar, a todo instante, opiniões contrárias. A direita parece não se importar de forma tão alarmante. Nesse sentido, é provável que as mulheres de esquerda conhecem mais das ideias libertárias que as mulheres de direita; as esquerdistas, ao menos, tentam rebater os argumentos libertários gerando, de alguma forma, propagação dos ideais; as direitistas, nem isso.

Embora haja essa divergência entre ambos os lados, identifico outro motivo para tal distanciamento e reverberação do estado pela parte das mulheres. Percebo que o apreço pela alta preferência temporal leva à falsa garantia de serviços essenciais fornecidas pelo estado de forma exclusiva. Abstraem, contudo, o fato de que serviços essenciais privados podem estar disponíveis da mesma forma e, talvez, de maneira mais acessível e eficaz, uma vez que o livre mercado tende a aumentar a competição, gerando uma baixa nos preços e competitividade na qualidade dos serviços. De modo geral, as mulheres – lamentavelmente – tendem a defender fortemente a delegacia da mulher, a punição pela parte do estado quando a pensão alimentícia não é cedida, entre outras medidas imediatas para a defesa da mulher contra problemas frequentes. Colocam o estado como entidade suprema e única a defender tais direitos – que por vezes nem são direitos per si -, partindo do pressuposto que caso ocorra a sua extinção, as mulheres seriam constantemente violadas sem ninguém para lutar contra tais infrações.

De qualquer forma, ainda existem mais mulheres de esquerda do que de direita; e a justificativa para isso é semelhante àquela dada ao porque tem-se poucas esquerdistas no movimento libertário. O discurso esquerdista é confortante para as mulheres; repleto de falácias do tipo ad misericordiam. O Modus operandi revolucionário segue uma ótima metodologia: utiliza de discursos apelativos baseados em um acontecimento que boa parte das mulheres já vivenciaram p.ex. assédio e, juntamente a isso, utilizam de estatísticas que facilmente podem ter sido alteradas. Nesse segmento, envolvem no discurso termos bonitinhos como “sororidade”, “políticas públicas” e “direitos da mulher” para mascarar a narrativa como sendo algo demasiadamente fundamentado; e, a pensar nisso, ratifica-se que a constituição segue a mesma metodologia: formalidade acentuada para ocultar a coerção exacerbada. Apenas esses discursos já são suficientes para distanciar a mulher da direita, que dirá do libertarianismo.

Particularmente, avalio o argumento de que “mulher não interessa-se por política” e, por conta disso, tem-se poucas mulheres no libertarianismo como mediano. Mulheres estão se interessando por política cada vez mais, haja vista o acirrado número de feministas e as reacionárias direitistas; quase pode-se afirmar que ambas mulheres do espectro estatista competem para ver quem é mais “politizada”. Por outro lado, como supramencionado, o discurso de ambos os lados é inspirador: o discurso revolucionário encanta mulheres fragilizadas, enquanto o discurso reacionário atrai mulheres descontentes com a incoerência que encontraram no discurso esquerdista; ou seja, um e outro priorizam as mulheres, deixando-as em uma posição de atenção, privilégio, estabilidade; aumentando a bolha, e diminuindo a possibilidade de sair desta. O homem, por sua vez, dentre ambos os discursos encontra-se em uma posição neutra; ele está mais instável e suscetível a sair de um movimento coletivista que não enaltece seu ego. Nessa continuidade, ao deparar-se com uma inconsistência nessas narrativas desumanas, estes são mais passíveis a buscar a informação que lhe é correta.

De nada adianta, conquanto, forçar narrativas de modo a confundir a ética com a moral para agradar as direitistas, ou tentar criar uma espécie de feminismo libertário para relevar as relações com feministas, uma vez que o diferencial do libertarianismo é exatamente a incessante consistência que os outros modelos de organização social carecem. Ao invés de inventar discursos absurdos, sugiro falar das coisas tal como elas são; se necessário, apela-se para o utilitarismo apenas para servir como corolário, mas sobressai-se o argumento da ética da propriedade privada. É essencial para divulgação dos ideais libertários no que tange especificamente ao público feminino dividir o argumento em dois eixos: como o estado intensifica o problema da violação da integridade da mulher; e como o livre mercado amenizaria o problema da violação da integridade da mulher  i.e. saúde física, emocional e psicológica da mulher.

Para o primeiro eixo, ressalta-se acerca de como direito da mulher é violado nos seguintes casos: impedimento da defesa de propriedade e autopropriedade através da criminalização/dificultação do posse ou porte de armas. Faz-se pertinente, ainda, discorrer sobre como o ensino obrigatório afasta o filho da mãe, sendo esta uma das pessoas que mais conhece suas dificuldades e suas habilidades; compete, assim, que a criança não tem sua individualidade respeitada, de modo que é colocada em igualdade, em uma realidade que sabe-se que os seres humanos são desiguais. Ademais, conhece-se inúmeros casos de crianças sofrendo por bullying e até estupros nas escolas públicas; o que o estado faz é submeter indivíduos indefesos a esses riscos não consensuais. Ainda, quando há ocorrências de abusos sexuais, a justiça brasileira dificulta o processo de execução do caso, extraindo tempo e recursos financeiros em virtude de um sistema de resolução de conflitos totalmente burocrático.

Para o segundo eixo, posso destacar as ruas ou bairros privados, onde indivíduos podem ser impedidos de adentrar em uma rua específica caso o proprietário desta não aprove. Nesse sentido, pode-se barrar a entrada de abusadores, ou até mesmo o porte de armas, caso o proprietário concorde que estas são perigosas e não devem fazer parte daquela comunidade. A privatização das estradas ainda levaria a um fator interessante: ex-detentos, hoje, tem “direito” a cotas para contratação em empresas. É de consenso geral que não é seguro ter-se ex-detentos pelas redondezas das moradias; no livre mercado, pois, poderia-se impedir a fixação destes indivíduos na vizinhança local. Tribunais privados também possibilitariam processos menos caros e mais eficazes; qualquer tribunal que defendesse um indivíduo evidentemente criminoso sofreria ou um processo por um tribunal terceiro, ou um boicote social significativo; diferente do que analisa-se hoje, uma vez que o monopólio da justiça já é autoexplicativo. A falar da educação, tem-se o homeschooling; uma vez que o processo de desenvolvimento da criança é a sua educação, sendo esta específica invalidando a generalização que o ensino formal impõe, educação domiciliar é uma alternativa bacana para adequar a criança às suas particularidades como forma de facilitar a aprendizagem.


Revisado por: Paulo Droopy (@PauloDroopy)

2 thoughts on “Resolvendo o enigma Libertarianismo x Mulheres

  1. Até concordo, mas a razão fundamental para a baixa quantidade de mulheres no movimento está na psicologia feminina mais básica, a mulher tem uma maior tendência a buscar aceitação social (tem um handbook chamado “Psychology of Women” – é alguma coisa assim, se tu procurar tu encontra – que explica as origens disso com bases antropológicas, e como isso se desenvolve na mente feminina) e isso deixa ela mais suscetível a ter vieses cognitivos, seja buscando uma maior aceitação ou buscando não ser rejeitada. e além disso tem outro fator que é a dissonância cognitiva que, depois de adentrarem em tais ideologias, tende a fixa-las nelas, tornando quase impossível que saiam de lá.
    A questão é que hoje o meio social é dominado por ideais esquerdistas (em relação à isso, eu atribuo como causa o hedonismo e a maior a alta preferencia temporal dos jovens, além do fato de que jovens tem uma tendência à “se rebelarem contra o sistema”, e a esquerda vende mt bem que o “sistema” é o capitalismo) e em consequência disso, mulheres simplesmente vão se adequar a estes ideais. Para que o libertarianismo se popularize com mulheres deve-se fazer o simples, popularizar as ideias, manter a consistência, e instituir uma cultura libertária, com isso, no longo prazo teremos um maior poder acadêmico e social, e isso nos levará à mais mulheres no movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais