Segundo pesquisa da Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 33% dos brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssima. O número se aproxima daqueles que consideram o governo do petista como bom ou ótimo, que são 35%. 30% consideram o governo Lula como regular, enquanto 2% disseram não saber ou não quiseram opniar.
O número daqueles que consideram o atual governo Lula como péssimo tiveram um aumento em relação a dezembro, quando eram 30%. Já os que vêem o governo Lula como bom tiveram uma queda, já que antes somavam 38%. Já os que veem o governo do petista como regular e nã souberam opnar, mantiveram seus valores desde dezembro, de 30 e 2% respectivamente.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios, nos dias 19 e 20 de março. No entanto, se tratando da Datafolha que é bastante suspeita em seus resultados de pesquisa, a porcentagem de pessoas que rejeita o governo Lula pode ser bem maior.
Segundo matéria do Folha de São Paulo, aliados acreditam que o aumento da impopularidade de Lula se deva as suas falas polêmicas, pincipalmente as relacionadas ao ex-presidente Bolsonaro. No entanto, este provavelmente não é o único motivo do aumento da rejeição. Muitos brasileiros estão percebendo os efeitos negativos das políticas econômicas do atual governo Lula.