quarta-feira, dezembro 7, 2022

Zelenskiy já escapou de três atentados, segundo jornal

Segundo reportagem do jornal The Times publicada nesta sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teria sobrevivido a três tentativas de assassinato na semana passada, realizadas por dois grupos, sendo um ligado ao Kremlin e o outro as forças especiais chechenas.

Segundo a publicação, o grupo de mercenários respaldado pelo regime russo conhecido como Wagner Group, e as forças paramilitares especiais da Chechênia, são os responsáveis pelas tentativas de assassinato do presidente ucraniano Zelenskiy. No entanto, as tentativas teriam sido abortadas por agentes contrários à guerra dentro do próprio Serviço de Segurança Federal russo, antiga KGB.

O jornal The Times cita uma fonte próxima a esse grupo que admite estar surpreso com o quão bem informada parece estar a equipe de segurança que protege Zelensky.

Ainda segundo a mesma fonte, no sábado (26), houve uma tentativa de matar o presidente da Ucrânia que foi dissipada nos arredores de Kiev. De acordo com agentes de segurança do país, uma equipe de assassinos chechenos havia sido “eliminada”, antes de se aproximar do presidente do ucraniano.

O secretário do Conselho de Segurança de Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, revelou a emissoras locais de televisão que espiões russos haviam alertado sobre planos de assassinato.

Segundo autoridades ucranianas, a informação que levou ao abatimento dos chechenos partiu de agentes da FSB (a antiga KGB), que se opõem à invasão russa.

De acordo com o texto publicado pelo The Times, os mercenários do grupo Wagner não sabiam da tentativa de assassinato do presidente da Ucrânia pelos chechenos, que estão há mais de seis semanas em Kiev monitorando alvos do alto escalão do governo ucraniano.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA