Zelenskiy já escapou de três atentados, segundo jornal

Zelenskiy já escapou de três atentados, segundo jornal

Segundo reportagem do jornal The Times publicada nesta sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teria sobrevivido a três tentativas de assassinato na semana passada, realizadas por dois grupos, sendo um ligado ao Kremlin e o outro as forças especiais chechenas.

Segundo a publicação, o grupo de mercenários respaldado pelo regime russo conhecido como Wagner Group, e as forças paramilitares especiais da Chechênia, são os responsáveis pelas tentativas de assassinato do presidente ucraniano Zelenskiy. No entanto, as tentativas teriam sido abortadas por agentes contrários à guerra dentro do próprio Serviço de Segurança Federal russo, antiga KGB.

O jornal The Times cita uma fonte próxima a esse grupo que admite estar surpreso com o quão bem informada parece estar a equipe de segurança que protege Zelensky.

Ainda segundo a mesma fonte, no sábado (26), houve uma tentativa de matar o presidente da Ucrânia que foi dissipada nos arredores de Kiev. De acordo com agentes de segurança do país, uma equipe de assassinos chechenos havia sido “eliminada”, antes de se aproximar do presidente do ucraniano.

O secretário do Conselho de Segurança de Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, revelou a emissoras locais de televisão que espiões russos haviam alertado sobre planos de assassinato.

Segundo autoridades ucranianas, a informação que levou ao abatimento dos chechenos partiu de agentes da FSB (a antiga KGB), que se opõem à invasão russa.

De acordo com o texto publicado pelo The Times, os mercenários do grupo Wagner não sabiam da tentativa de assassinato do presidente da Ucrânia pelos chechenos, que estão há mais de seis semanas em Kiev monitorando alvos do alto escalão do governo ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais