Presos pelo crime hediondo de piratear livros

Na manhã desta quarta-feira (30/11), a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou uma força-tarefa para apreender suspeitos de um “crime hediondo”: piratear livros. A operação chamada de “Last Page”, contou com a participação das polícias civis de quatro estados brasileiros.

A operação foi deflagrada por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Ciberlab). A ação policial contou com a participação das polícias civis do Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

A operação foi realizada visando seis mandados de busca e apreensão, quatro bloqueios ou suspensão de sites e exclusão de perfis em plataformas nas redes sociais. Os gestores dos sites e redes sociais bloqueados estariam atentando contra a “propriedade intelectual” de vários autores.

Não existe propriedade intelectual

Como bem demonstrado por autores como Rothbard, Kinsella, Hoppe e Konkin, não existe propriedade intelectual. A única propriedade válida é sobre recursos escassos e ela serve justamente para evitar que pessoas que queiram alocar estes recursos para fins excludentes entrem em conflito.

No caso da propriedade intelectual, o que existe é a proibição, por parte do estado e com endosso do autor de uma determinada ideia, de que outros indivíduos usem seus corpos e meios de ação – suas propriedades – para colocar esta mesma ideia em prática.

Isso é literalmente violar o direito de propriedade de alguém e conceder um controle parcial sobre sua pessoa e sua propriedade. Tal ideia visa dar direito de exclusividade do autor de uma ideia sobre o usufruto de sua aplicação ou uso. É basicamente um favorecimento injusto de um indivíduo em detrimento dos demais.

Pirataria como um ato heróico

Assim como no caso da Z-Library, as pessoas por trás dos sites e redes sociais que estavam pirateando livros estavam prestando um serviço heróico. Devido à propriedade intelectual mantida artificialmente pelo estado, autores de determinadas ideias monopolizam sua aplicação e acesso, deixando os consumidores reféns dos preços exorbitantes e das restrições de acesso ao seu conteúdo.

Graças à pirataria, barreiras que impedem o acesso a determinados conteúdos são removidas, realizando um grande feito que amplia as oportunidades de entretenimento e conhecimento para muitos.

Caso queira realizar este ato heróico de piratear livros e outros conteúdos sem correr o risco de ser pego pelo Leviatã, veja nossa sério de artigos sobre privacidade e anonimato na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais
Julian Assange
Ética

Biden sugere liberdade para Julian Assange

Isso não lhe devolverá os anos que passou em confinamento, mas o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pode finalmente obter um pouco de justiça após anos de perseguição por constranger autoridades dos EUA. Sob pressão do governo da Austrália, país de origem do jornalista, o presidente Joe Biden disse que está “considerando” desistir do caso […]

Leia Mais
Vó Rosângela
Ética

Devido a denúncia de sindicato, influencer Vó Rosângela não pode mais gravar vídeos na padaria onde trabalha

Devido a uma denúncia feita pelo Sindicato dos Panificadores, a confeiteira e influencer Rosângela Rigoni, conhecida como Vó Rosângela, não pode mais gravar vídeos na padaria Pão D’oro, onde trabalhava. Rosângela costumava gravar os vídeos no estabelecimento, onde mostrava suas receitas para milhões de brasileiros no Instagram. Denúncia infundada Segundo a denúncia enviada ao Ministério […]

Leia Mais