Central Sindical da Argentina convoca greve geral contra Milei

Javier Milei

A CGT (Confederação Geral do Trabalho), que é uma das maiores confederações sindicais da Argentina, convocou nesta quinta-feira (28), uma greve geral para 24 de janeiro de 2024, contra as políticas econômicas e trabalhistas do atual presidente, Javier Milei.

Segundo o jornal argentino Clarín, a greve terá início às 12h e encerrará à meia-noite. A manifestação acontecerá 1 dia antes das votações das novas medidas pelo Congresso, que ocorrerá no dia 25 de janeiro.

A última greve geral convocada pelo sindicato foi realizada em 29 de maio de 2019, no final do governo de Mauricio Macri e antes das eleições nas quais ele perdeu para o presidente anterior, Alberto Fernández.

Reformas de Milei para a Argentina

Na última 4ª feira (27.dez), Milei havia enviado ao Legislativo um pacote de leis que estabelece novas diretrizes para a reforma do Estado.

No documento, intitulado de “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”, na tradução livre, ou “Lei Ônibus”, é declarado “emergência pública em questões econômicas, financeiras, fiscais, previdenciárias, de segurança, de defesa, tarifárias, energéticas, de saúde, administrativas e sociais até 31 de dezembro de 2025”, com possibilidade de prorrogação por mais 2 anos.

O documento também estabelece um artigo que ratifica o DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), um superpacote de desregulamentação da economia anunciado em 20 de dezembro. O anúncio no entanto resultou em protestos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais