Quando foi apresentada a blockchain da Function X, foi aplicado primeiro a telefonia e a troca de mensagens. O XPhone, o primeiro smartphone que usa blockchain, mostrou que havia um novo protocolo de comunicação que poderia levar a tecnologia blockchain além do mundo das transferências financeiras.
Mas os objetivos têm sido mais amplos do que usar a blockchain para telefonia e para uma nova internet blockchain, na qual “todo e qualquer byte” de dados no mundo pode ser verdadeiramente descentralizado.
No Consensus Invest 2018, foi demonstrado como o XPhone e um aplicativo descentralizado – DApp – publicado na Function X poderiam mudar os termos em que as indústrias operam.
Usando um novo DApp publicado na Function X, Zac, CEO da Pundi X, saudou um taxista da cidade de Nova York do centro de Manhattan ao Central Park por meio de um contrato inteligente executado na Function X. O pedido foi conduzido e registrado na blockchain e passando por qualquer serviço de carona por telefone via XPhone.
“Até agora, o uso de aplicativos descentralizados tem sido decepcionante. Mas e se houvesse uma maneira de trazer aplicativos populares e existentes para um ambiente descentralizado, sem reconstruir tudo? ”, disse Zac. “O que queremos mostrar é como usar contratos inteligentes e descentralização, para, assim, cortar o intermediário não apenas de transações financeiras, mas de todos os tipos de serviços.”
“Todos sabemos que as empresas de internet estão obtendo um enorme valor pelo controle de dados. Mas a descentralização de aplicativos pode colocar esses dados em contratos inteligentes e devolver o controle aos criadores e usuários.”
Até agora, muito do que chamamos de serviços P2P ou “descentralizados” continua a ser construído em redes centralizadas.
Isso provavelmente mudará com a Function X; para dispersar o conteúdo agora armazenado nas mãos de poucos; e mudar os serviços atualmente controlados pelos interesses centrais.
Como demonstra o DApp, a mudança para a verdadeira descentralização fortalece os provedores de serviços, não os intermediários. Da mesma forma, o XPhone retoma poder aos consumidores sobre como seus dados são compartilhados e com quem e da mesma forma que aplicativos semelhantes capacitarão os criadores de conteúdo a dizer como seu trabalho é exibido e usado.
A Function X pode reprojetar estruturas centralizadas. É um ecossistema blockchain totalmente novo para mudar a maneira como falamos, transacionamos e interagimos.
Fonte: Medium