Um halterofilista profissional iraniano foi proibido de competir pelo resto de sua vida após apertar a mão de um atleta israelense durante o pódio de uma competição internacional. Mostafa Rajaei foi fotografado apertando a mão e posando ao lado de Maksim Svirsky durante a premiação do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso Master, ocorrido na Polônia.
Rajaei ganhou a medalha de prata em sua categoria na competição e estava cumprimentando o ganhador do terceiro lugar. Suas ações foram consideradas “inaceitáveis e imperdoáveis” e, segundo comunicado, Mostafa Rajaei será proibido para sempre de entrar em todas as instalações esportivas de seu país. O chefe da delegação, Hamid Salehinia, foi removido de seu cargo. O comitê esportivo dos veteranos foi também dissolvido.
Não foi a primeira vez que atletas iranianos se envolveram em polêmicas do tipo. Em 2021, a Federação Internacional de Judô suspendeu o Irã por quatro anos após ser revelado que o judoca Saeid Mollaei recebeu ordens de se retirar do Campeonato Mundial de 2019 para evitar enfrentar um adversário israelense.