No mesmo momento em que um país reprime seus cidadãos no quesito financeiro, endurecendo medidas arbitrárias a uma determinada parte da população, como vimos no Canadá nessa semana, a Ucrânia faz exatamente o oposto. Apesar da situação instável em que a nação se encontra envolvendo um possível conflito bélico com a Rússia, o parlamento ucraniano aprovou nesta quinta feira a Lei de “Ativos Virtuais”, que confere às criptomoedas o status legal.
A confirmação veio através de um Tweet do vice primeiro-ministro, Mykhailo Federov:
“A Ucrânia já está entre os 5 principais países em uso de criptomoedas. Hoje demos mais um passo à frente: o Parlamento aprovou uma lei sobre ativos virtuais! Isso legalizará os traders de criptomoedas e as criptomoedas, e os ucranianos poderão proteger seus ativos de possíveis abusos ou fraudes.”
Ukraine is already in top-5 countries on cryptocurrency usage. Today we made one more step forward: Parliament adopted law on virtual assets! This will legalize crypto exchangers and cryptocurrencies, and Ukrainians could protect their assets from possible abuse or fraud.
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) February 17, 2022
A notícia serve de alento para a população, principalmente nesse momento conturbado. Estima-se que 12% dos ucranianos já utilizam as criptomoedas no dia a dia, o que seria aproximadamente 5 milhões de pessoas, fazendo deles a nação com o maior número de usuários em termos percentuais.
O projeto de lei estabelece as bases legais para a incorporação dos criptoativos no sistema financeiro ucraniano e garante os direitos dos cidadãos sobre o uso e mantimento dos mesmos. Isso é extremamente positivo, visto que em outras localidades no mundo elas vem sofrendo uma repressão maior por parte dos governos.
Com a lei de “Ativos Virtuais”, além de beneficiarem os indivíduos diretamente, Exchanges nacionais e internacionais, terão maior facilidade em implementar seus serviços no país, tornando a Ucrânia um dos principais países no mundo ”pró criptos”.