Um grupo de hackers afirma ter extraído os dados completos dos usuários do TikTok, juntamente com as informações financeiras, bem como o código fonte do mesmo aplicativo.
Os grupos piratas BlueHornet e AgainstTheWest reivindicaram a autoria desse vazamento de dados do gigante TikTok, estranhamente depois que estes tornaram público o Twitter decidiu suspender repentinamente sua conta principal que em pouco menos de 4 horas já havia ganhado mais de 3 mil usuários.
A conta do grupo BlueHornet antes de ser suspensa relatou ter tentado se comunicar com a empresa TikTok por e-mail notificando o vazamento, mas sem receber nenhuma resposta. Eles também especificaram onde o código-fonte do aplicativo (Alibaba Cloud) estava hospedado e que tinha uma senha “Lixo” muito fácil de decifrar.
Essa decisão da rede social Twitter causou rejeição entre usuários e grupos de hacktivistas que seguiam essa conta.
Vale ressaltar que durante toda a manhã desta segunda-feira algumas empresas e indivíduos especializados em cibersegurança e pesquisa fizeram downloads parciais dos dados e confirmaram a veracidade dele.
No entanto, horas depois, alguns meios de comunicação garantiram que a rede social TikTok negou esse hack, mas sem fornecer mais informações ou mostrar qualquer declaração oficial da empresa.
A única coisa certa é que, com o passar do dia, centenas de usuários estão fazendo downloads parciais desses dados enormes, o que inclui até mesmo informações financeiras e torná-lo público em diferentes redes e fóruns da web.
Por enquanto, recomenda-se que os usuários do Tiktok alterem suas senhas e ativem a verificação em duas etapas para que uma maior segurança seja alertada contra esse vazamento de informações.
- Artigo escrito por Gerardo J Gil Dams, publicado no The Freedom Post e traduzido e adaptado por Rodrigo D Silva