Câmara pretende votar taxação de fundos exclusivos e offshore

Taxação dos fundos exclusivos e offshore

A Câmara dos Deputados pretende votar nesta semana o projeto de lei que irá garantir a tributação dos Fundos Exclusivos e offshores. O Ministério da Fazenda, que elaborou os projetos, espere que a elevação da tributação desses fundos aumente a arrecadação do governo Lula. Um acordo está sendo costurado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a aprovação do PL (projeto de Lei).

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é que a tributação traga R$ 45 bilhões de arrecadação para o governo Lula até 2026. Haddad também afirmou ao Money Times que se reuniu com Lira durante a última semana para discutir o projeto único que deverá ser deliberado nesta semana, que será designado pelo relator do PL.

Segundo o Money times, é possível que a medida possa contar com uma alteração a pedido de Lira. Em agosto, o presidente da Câmara havia afirmado que um acordo havia sido feito com o governo Lula, que pedia a retirada do cálculo de tributação de eventuais ganhos com variação cambial no exterior.

Tal proposta fazia parte do projeto inicial, onde quem tivesse, por exemplo, um investimento em dólar e tivesse uma valorização na hora de converter ao real poderia ser taxado.

A fome de impostos do governo Lula

O PL de tributação de Fundos Ezclusivos e offshores caso seja aprovado, será um grande trunfo para o governo Lula. Com isso, Lula poderá arrecadar o suficiente para continuar comprando apoio no Congresso, enquanto envia algumas esmolas para as prefeituras em estado de calamidade. Isso poderá silenciar um pouco a indignação crescente das prefeituras pela falta de repasses.

Óbvio que, caso o PL não seja aprovado, Lula terá que enfrentar um aumento do desgaste do seu governo, e talvez até mesmo um possível fim dele antes do término do mandato. Embora seja pouco provável, não seria nada mal vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais