Jair Bolsonaro: “Eu não sei o que é Bitcoin”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não sabe o que é Bitcoin (BTC), e endossou a suspensão de um projeto que criaria uma criptomoeda para uso dos povos indígenas.

Bolsonaro apoiou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves no encerramento de um projeto no valor de 44,9 milhões de reais entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que promoveria a criação de uma criptomoeda para povos indígenas usarem. Bolsonaro fez seus comentários durante uma entrevista no Programa do Ratinho do SBT no último dia 4.

Depois de dizer que a ministra agiu corretamente ao bloquear o projeto que “queria ensinar o índio a usar bitcoin”, o presidente foi perguntado por um participante do programa se ele sabia o que era Bitcoin. Bolsonaro respondeu:

“Eu não sei o que é Bitcoin.”

Pouco depois do discurso, Bolsonaro retificou sua declaração e disse que o Bitcoin era uma “moeda virtual”. O projeto oferecido pela Funai e pela UFF não pretende receber financiamento e apoio, nem integrar Bitcoin.

Criptomoeda (ou cryptocurrency), como descrito por Jhon Swanson, “é um recurso digital utilizado como meio para realizar transações financeiras”. Aqui está um guia para que pessoas que não sabem ao certo o que é o Bitcoin, como o presidente Bolsonaro, possam aprender o básico sobre criptomoedas no geral.

Como relatado anteriormente, o governo suspendeu o projeto de criptomoeda indígena no início de Janeiro alegando que o contrato foi emitido de forma inadequada e carecia de análise técnica, como uma descrição detalhada do projeto. O contrato foi assinado diretamente entre a FUNAI e a UFF, em vez de por meio de licitação legal. Além disso, o governo disse que o contrato havia sido aprovado muito rapidamente e implicava despesas consideráveis.

No final de Maio, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, ordenou a criação de uma comissão para considerar a regulação da criptomoeda no país. A comissão será composta por 34 membros, de acordo com o Regulamento Interno da Câmara.

Apesar disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) anunciou que está financiando um documentário através de sua própria stablecoin da rede Ethereum.

Fonte: Cointelegraph

Leia também:

https://gazetalibertaria.news/srnascimento/9-motivos-para-usar-bitcoin/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A defesa do estado é que é uma bobagem, Lula. Seja ele mínimo ou máximo

Na última sexta-feira, o presidente Lula (PT) afirmou que é preciso acabar com a ideia de estado mínimo, que o petista afirmou ser uma “bobagem”. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um centro oncológico em Porto Alegre, na última sexta-feira. Em tom de crítica àqueles que defendem o estado mínimo, Lula […]

Leia Mais
Política

Em 2016, Alexandre de Moraes havia chamado Lula de “ladrão” e “corrupto”

Com a polêmica exposta pelo jornalista Glenn Greenwald e pelo jornal Folha de SP sobre Moraes, não faltaram esquerdistas, principalmente petistas, que não defendessem o ministro. O argumento é de que ele estava agindo dentro de sua área de competência em “nome da democracia”. E não é para menos. Nos últimos anos, as ações de […]

Leia Mais
Política

Quer ajudar o turismo no Brasil, Lula? Então deixe seus 9 dedos longe dele!

Por meio do Decreto nº 12.136, assinado pelo presidente Lula, o governo federal pretende tornar o Brasil o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027. Segundo o governo, o objetivo seria tornar o país em um “vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda para os cidadãos brasileiros.” No […]

Leia Mais