“Não confie suas criptomoedas a ninguém” – alerta Pascal Gauthier, CEO da Ledger

O aumento de serviços descentralizados e carteiras de segurança de hardware significa que não precisamos mais depender de intermediários para gerenciar nossos ativos financeiros e dados, de acordo com o CEO Pascal Gauthier, da hardware wallet Ledger, que incentivou as pessoas a assumir mais responsabilidade.

Em entrevista ao Cointelegraph no Surfin’ Bitcoin 2022 em 25 de agosto, Gauthier disse que o recente colapso das exchanges mostrou por que os investidores não devem confiar em intermediários para gerenciar seus ativos digitais.

Embora a maioria dos agentes sejam bem intencionados, Gauthier disse que “a indústria [cripto] é muito jovem”, o estado atual da economia está “sob estresse” e, se necessário, os intermediários continuarão a impedir que os investidores acessem suas participações em tempos de necessidade, citando o agora falido Celsius como um exemplo clássico:

“Não confie suas criptomoedas e suas chaves privadas a ninguém pois você não sabe o que eles farão com isso.”

Gauthier reconheceu que as más notícias acrescentaram combustível aos (seus) negócios, mas enfatizou que as pessoas precisam “mover suas moedas antes que seja tarde demais”. Gauthier também aponta que infelizmente as pessoas no campo das criptomoedas muitas vezes precisam se “queimar um pouco” para aprender.

Gauthier também acredita que a transição do Web2 para o Web3 levará tempo porque os usuários da Internet de hoje estão satisfeitos com a velocidade e eficiência dos serviços web2:

“Muitas pessoas ainda estão na Web2 […] Porque eles querem ficar na “Matrix” onde são controlados, porque é mais fácil, você sabe que basta clicar em “sim” e “sim” e então alguém vai cuidar do seu problema. Está tudo bem, mas na verdade não acho que com isso você se torna livre […] Assumir a responsabilidade sobre você mesmo é o que te torna torna livre.

Críticas ao uso de criptomoedas para ganho de dinheiro fácil

Gauthier acrescentou que a maioria das pessoas na sociedade atual vê as criptomoedas como apenas mais uma maneira de ganhar dinheiro fácil. No entanto, eles não entendem como isso pode “dar-lhes controle sobre seus ativos” e fornecer-lhes “liberdade financeira”.

A Ledger foi fundada em 2014, e é líder em infraestrutura de hardware wallet de segurança através do uso de seu ‘Elemento Seguro e um sistema operacional proprietário’, que foi projetado para proteger ativos digitais. Até junho de 2021, a Ledger vendeu mais de 3 milhões de carteiras de hardware.

Além dos produtos de segurança da Ledger, Gauthier disse que a empresa também adotou uma abordagem educativa para ajudar as pessoas a entender o que o Web3 está tentando fazer:

“Investimos muito […] do nosso dinheiro […] na construção de conteúdo e educação [para tentar] educar pessoas […] para que entendam o que tudo isso significa, por que é uma oportunidade, pois a liberdade está sendo desafiada hoje […] na sociedade atual [e] por que [essa] tecnologia precisa evoluir para […] tornar as pessoas mais livres do que são hoje.”

Olhando para o futuro, Gauthier disse que está animado para ver como a tecnologia blockchain se desenrolará e quais aplicações de criptografia de adoção em massa poderão surgir. Gauthier, visando 20 anos, acrescentou: “O que veremos em 20 anos é algo que ainda não podemos imaginar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais