PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão.

A acusação

A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira é referente às declarações do parlamentar feitas durante um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2023. Em seu discurso, Nikolas havia chamado Lula de “ladrão”. Após o episódio, o Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu ao STF a abertura de uma investigação sobre o deputado.

Em junho deste ano, a Polícia Federal (PF) havia concluído que Nikolas Ferreira teria cometido “injúria” contra Lula ao chamá-lo de ladrão. No entanto, a corporação decidiu não indiciar o deputado por considerar o ato um “crime de menor potencial ofensivo”.

O processo

Segundo o Código Penal estatal brasileiro, a pena prevista para injúria (que é um “crime” sem vítima) é de 1 a 6 meses de detenção ou multa. No caso de Nikolas, a PGR pediu que fossem aplicados três agravantes, pelo fato de o suposto crime ter sido cometido contra o presidente da República; contra uma pessoa de mais de 60 anos; e por ser divulgado nas redes sociais.

No entanto, a PGR sugeriu a possibilidade de um acordo de transação penal com Nikolas, por meio do qual o deputado teria de cumprir determinadas medidas. Em troca disso, o deputado teria o processo contra ele arquivado pela Justiça.

Nikolas não mentiu

Nikolas Ferreira pode ser só mais um político parasita como os demais. No entanto, em relação à acusação contra Lula, ele não mentiu. Embora ele tivesse outros motivos em mente para o acusar de ladrão.

Como já foi dito aqui e aqui, Lula não é ladrão por simplesmente desviar dinheiro “público” (a.k.a, dinheiro de impostos). Antes de mais nada, ele é ladrão justamente por não apenas viver de impostos e manter a tributação, como também de aumentá-la.

Óbvio que isso se aplicaria a todos os políticos, mas Lula continua sendo insuperável neste quesito.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

Independência ou Morte!

Hoje é o dia 7 de setembro, onde milhões de brasileiros comemoram o dia em que D.Pedro I proclamou o Brasil como independente de Portugal. Tal proclamação foi feita com o famoso grito “Independência ou Morte!”, às margens do rio Ipiranga, na atual Zona Sul de São Paulo. O episódio se tornou um dos mais […]

Leia Mais
Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais