Segundo funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) o presidente do instituto, o petista Marcio Pochmann, pretende criar um IBGE paralelo. Além disso, ele também pretende manipular dados para favorecer o Governo Lula. O ‘IBGE paralelo’ denunciando pelos servidores é a Fundação IBGE+, criada sem que houvesse discussão sobre sua estrutura ou objetivos.

Servidores em cargos de chefia e ex-diretores do instituto (muitos deles esquerdistas) informaram ao Brazil Journal (um site de viés esquerdista) que estão indignados com o “autoritarismo e falta de transparência” da atuação de Pochmann e o seu projeto “megalomaníaco” de criar um sistema integrado que controle as informações no país.

Segundo eles, a ambição de Pochmann é criar um grande sistema que centralize a produção e divulgação de informações no País. Um ex-servidor que já ocupou cargo de direção no instituto disse ao Brazil Journal que o presidente do IBGE frequentemente manifesta sua admiração pela agência de estatísticas da China. 

Em evento recente, Pochmann tentou justificar tal intuito, apontando para o que ele chamou de propagação do “obscurantismo” pelas Big Techs e defendeu a criação de um sistema “soberano” de dados. Óbvio que ao invés de propor alternativas descentralizadas às Big Techs, ele propõe um sistema ainda mais centralizado e opressor.

crise interna entre Pochmann e os funcionários foi exposta inicialmente pela divulgação de um manifesto anônimo no dia 19. No mesmo dia, a própria associação sindical dos servidores do IBGE, a Assibge, convocou na última sexta-feira (26) um ato contra o “comportamento autoritário que tem marcado as ações recentes” de Pochmann.


Shares:
1 Comment
  • Marco Antônio F
    Marco Antônio F
    outubro 1, 2024 at 8:51 pm

    Exatamente a mesma coisa que o Bolsonaro fez! Bolsonaro criou uma ABIN paralela que estava vigiando todo mundo de forma ilegal. Mas não vi aqui ninguém criticar isso.
    Ou seja: A direita pode fazer tudo, a esquerda não pode fazer nada!
    É o sujo falando do mal lavado. Que hipocrisia!

    Reply
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *