Os aumentos de impostos e a forma como os governos os implementam voltaram a ser relevantes. A introdução de um projeto de lei de aumento de impostos no Quênia, com o objetivo de obter uma receita tributária adicional de US$ 2,7 bilhões, acendeu uma chama que levou os jovens quenianos a se revoltarem, protestando contra sua implementação nas ruas.

De acordo com relatos, a intensidade e a relevância dos protestos aumentaram até que centenas de pessoas tentaram acessar o Parlamento em Nairóbi, onde as forças policiais quenianas dispararam munição real para impedir os tumultos. Os protestos resultaram na morte de 23 pessoas, na prisão de dezenas de cidadãos e em centenas de feridos, pois o movimento buscava bloquear a assinatura do projeto de lei.

O projeto de lei, se aprovado, teria colocado mais pressão econômica nos bolsos dos quenianos, impondo impostos sobre serviços e itens do cotidiano, como dados da Internet, combustível, transferências bancárias e até mesmo fraldas. Isso irritou os quenianos, que saíram às ruas para lutar contra esses novos impostos, já que o custo de vida estava projetado para aumentar.

A “rebelião” fez com que o presidente Willian Ruto, um defensor da desdolarização, voltasse atrás, declarando que não assinaria o projeto de lei que ele havia promovido, dizendo, em 26 de junho, que aceitava a rejeição popular a essas medidas. Antes, o governo havia justificado esses aumentos afirmando que esses fundos seriam usados para pagar os juros da dívida nacional e manter o governo funcionando.

No entanto, o movimento crescente agora está buscando mais, pedindo que Ruto deixe o cargo em meio a uma crise que afeta sua credibilidade. Centenas de manifestantes continuaram a tomar as ruas em 27 de junho, reunindo-se em torno da memória dos mortos e cantando “Ruto deve sair”.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por Rodrigo


Shares:
1 Comment
  • Mano W
    Mano W
    julho 2, 2024 at 7:17 am

    O povo lá está mais esperto que os brasileiros. Aqui os impostos só sobem e o povo só chora e diz amém!

    Reply
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *