Revoltas no Quênia contra a lei de aumento de impostos de US$ 2,7 bilhões resultam em dezenas de mortos

Revolltas no Quênia

Os aumentos de impostos e a forma como os governos os implementam voltaram a ser relevantes. A introdução de um projeto de lei de aumento de impostos no Quênia, com o objetivo de obter uma receita tributária adicional de US$ 2,7 bilhões, acendeu uma chama que levou os jovens quenianos a se revoltarem, protestando contra sua implementação nas ruas.

De acordo com relatos, a intensidade e a relevância dos protestos aumentaram até que centenas de pessoas tentaram acessar o Parlamento em Nairóbi, onde as forças policiais quenianas dispararam munição real para impedir os tumultos. Os protestos resultaram na morte de 23 pessoas, na prisão de dezenas de cidadãos e em centenas de feridos, pois o movimento buscava bloquear a assinatura do projeto de lei.

O projeto de lei, se aprovado, teria colocado mais pressão econômica nos bolsos dos quenianos, impondo impostos sobre serviços e itens do cotidiano, como dados da Internet, combustível, transferências bancárias e até mesmo fraldas. Isso irritou os quenianos, que saíram às ruas para lutar contra esses novos impostos, já que o custo de vida estava projetado para aumentar.

A “rebelião” fez com que o presidente Willian Ruto, um defensor da desdolarização, voltasse atrás, declarando que não assinaria o projeto de lei que ele havia promovido, dizendo, em 26 de junho, que aceitava a rejeição popular a essas medidas. Antes, o governo havia justificado esses aumentos afirmando que esses fundos seriam usados para pagar os juros da dívida nacional e manter o governo funcionando.

No entanto, o movimento crescente agora está buscando mais, pedindo que Ruto deixe o cargo em meio a uma crise que afeta sua credibilidade. Centenas de manifestantes continuaram a tomar as ruas em 27 de junho, reunindo-se em torno da memória dos mortos e cantando “Ruto deve sair”.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por Rodrigo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula
Economia

Após aumentar a inflação no país, Lula defende controle de preços

Após o presidente Lula aumentar a inflação do Brasil via expansão da oferta monetária, ele resolveu também defender o controle sobre os preços dos alimentos, acreditando que com isso irá barateá-los. As declarações do petista foram feitas durante uma entrevista à Rádio FM O Tempo, na última sexta-feira, 28. Com tal ideia em mente, o […]

Leia Mais
Picanha de Lula
Economia

De promessa de picanha a taxação de carnes nobres

O presidente Lula, que durante sua campanha em 2022 havia prometido que o pobre voltaria a comer picanha, decidiu pela taxação das carnes nobres, entre as quais a picanha também estaria inclusa. A justificativa do petista é a de que tal tipo de carne é consumido somente pelos ricos. Abaixo, o vídeo onde Lula afirmou […]

Leia Mais
Covid
Economia

Exigências de vacinas podem ter agravado escassez de profissionais de saúde, mostra pesquisa

Em seu livro Economics in One Lesson (Economia Em Uma Única Lição), Henry Hazlitt faz uma famosa distinção entre bons e maus economistas: “O mau economista vê apenas o que imediatamente chama a atenção; o bom economista também olha além. O mau economista vê apenas as consequências diretas de um curso proposto; o bom economista […]

Leia Mais