3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Escola Austríaca de Economia

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia.

No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema do conhecimento), Ludwig Lachmann (tratando das implicações do subjetivismo para a teoria do processo de mercado) e Israel Kirzner (teoria da atividade empresarial).

Apesar do pouco espaço que o mainstream econômico brasileiro reserva ao reconhecimento de tamanha contribuição à ciência, a Editora Konkin não deixará de convidar os interessados ao prestígio de obras como Mises, Acadêmico, Criador, Heroi, Socialismo, e O Legado de Max Weber.

A primeira se trata de uma breve biografia feita por Rothbard destacando os pontos nevrálgicos da carreira profissional de Mises, pondo holofotes desde sua genialidade ao elaborar o Teorema da Regressão, uma de suas contribuições mais importantes, e ainda mais negligenciadas, até o quão resiliente e heroico ele foi em não desistir de ser um prolífico acadêmico, produzindo e ensinando em meio de tantas perseguições e injustiças.

A segunda, Socialismo, traz um escrutínio econômico e sociológico sobre as premissas alegadas pelos adeptos do socialismo, demonstrando que há no próprio sistema proposto, falhas insuperáveis.

A terceira é uma pioneira tradução em pt-br de Lachmann que elenca o método da compreensão levando em conta os elementos da obra de Max Weber e, a partir dessa base, traça uma teoria das instituições a fim de entender como se estabelece a coordenação e consistência entre os diversos planos individualmente engendrados pelos agentes na sociedade.

Todas as três obras nos trazem o importante legado da Escola Austríaca e sua importância para a ciência econômica, principalmente agora, quando enfrentamos cada vez mais políticas econômicas que atentam contra nossa liberdade e bem estar.

Se você quer aproveitar todos os importantes insights de cada uma destas três obras, basta clicar nos links abaixo.

Mises: Acadêmico, Criador e Herói – de Murray Rothbard

Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica – de Ludwig von Mises

O Legado de Max Weber, de Ludwig von Lachmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais