3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Escola Austríaca de Economia

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia.

No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema do conhecimento), Ludwig Lachmann (tratando das implicações do subjetivismo para a teoria do processo de mercado) e Israel Kirzner (teoria da atividade empresarial).

Apesar do pouco espaço que o mainstream econômico brasileiro reserva ao reconhecimento de tamanha contribuição à ciência, a Editora Konkin não deixará de convidar os interessados ao prestígio de obras como Mises, Acadêmico, Criador, Heroi, Socialismo, e O Legado de Max Weber.

A primeira se trata de uma breve biografia feita por Rothbard destacando os pontos nevrálgicos da carreira profissional de Mises, pondo holofotes desde sua genialidade ao elaborar o Teorema da Regressão, uma de suas contribuições mais importantes, e ainda mais negligenciadas, até o quão resiliente e heroico ele foi em não desistir de ser um prolífico acadêmico, produzindo e ensinando em meio de tantas perseguições e injustiças.

A segunda, Socialismo, traz um escrutínio econômico e sociológico sobre as premissas alegadas pelos adeptos do socialismo, demonstrando que há no próprio sistema proposto, falhas insuperáveis.

A terceira é uma pioneira tradução em pt-br de Lachmann que elenca o método da compreensão levando em conta os elementos da obra de Max Weber e, a partir dessa base, traça uma teoria das instituições a fim de entender como se estabelece a coordenação e consistência entre os diversos planos individualmente engendrados pelos agentes na sociedade.

Todas as três obras nos trazem o importante legado da Escola Austríaca e sua importância para a ciência econômica, principalmente agora, quando enfrentamos cada vez mais políticas econômicas que atentam contra nossa liberdade e bem estar.

Se você quer aproveitar todos os importantes insights de cada uma destas três obras, basta clicar nos links abaixo.

Mises: Acadêmico, Criador e Herói – de Murray Rothbard

Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica – de Ludwig von Mises

O Legado de Max Weber, de Ludwig von Lachmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

A barraca de sorvete de um menino de 12 anos é fechada, mas seu espírito empreendedor persiste

Danny Doherty queria passar suas férias de verão de forma produtiva. Nos últimos verões, um garoto de doze anos, morador do subúrbio de Norwood, em Boston, Massachusetts, buscava um trabalho para conquistar sua própria independência financeira. As regulamentações de emprego para os jovens criam dificuldades para adquirirem experiência de trabalho, mesmo que queiram, então Danny […]

Leia Mais
Economia

Por que os CEOs ganham tanto dinheiro?

Certos políticos e críticos sociais se escandalizam porque a renda anual dos CEOs das grandes empresas é muito maior que a dos funcionários que trabalham nessas empresas. É injusto que os executivos ganhem substancialmente mais do que um gerente intermediário, um assistente executivo ou um trabalhador da linha de montagem? Como são determinados esses salários? […]

Leia Mais
Economia

5 políticas socialistas que destruíram a economia boliviana

As pessoas não costumam pensar na Bolívia; é um país pequeno no coração da América do Sul. Mas sempre que é mencionado, além de montanhas e lhamas, as pessoas pensam no socialismo e em Evo Morales. Alguns chegam a chamá-lo de “milagre socialista” devido à sua estabilidade econômica e monetária na década de 2010. No […]

Leia Mais