3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Escola Austríaca de Economia

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia.

No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema do conhecimento), Ludwig Lachmann (tratando das implicações do subjetivismo para a teoria do processo de mercado) e Israel Kirzner (teoria da atividade empresarial).

Apesar do pouco espaço que o mainstream econômico brasileiro reserva ao reconhecimento de tamanha contribuição à ciência, a Editora Konkin não deixará de convidar os interessados ao prestígio de obras como Mises, Acadêmico, Criador, Heroi, Socialismo, e O Legado de Max Weber.

A primeira se trata de uma breve biografia feita por Rothbard destacando os pontos nevrálgicos da carreira profissional de Mises, pondo holofotes desde sua genialidade ao elaborar o Teorema da Regressão, uma de suas contribuições mais importantes, e ainda mais negligenciadas, até o quão resiliente e heroico ele foi em não desistir de ser um prolífico acadêmico, produzindo e ensinando em meio de tantas perseguições e injustiças.

A segunda, Socialismo, traz um escrutínio econômico e sociológico sobre as premissas alegadas pelos adeptos do socialismo, demonstrando que há no próprio sistema proposto, falhas insuperáveis.

A terceira é uma pioneira tradução em pt-br de Lachmann que elenca o método da compreensão levando em conta os elementos da obra de Max Weber e, a partir dessa base, traça uma teoria das instituições a fim de entender como se estabelece a coordenação e consistência entre os diversos planos individualmente engendrados pelos agentes na sociedade.

Todas as três obras nos trazem o importante legado da Escola Austríaca e sua importância para a ciência econômica, principalmente agora, quando enfrentamos cada vez mais políticas econômicas que atentam contra nossa liberdade e bem estar.

Se você quer aproveitar todos os importantes insights de cada uma destas três obras, basta clicar nos links abaixo.

Mises: Acadêmico, Criador e Herói – de Murray Rothbard

Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica – de Ludwig von Mises

O Legado de Max Weber, de Ludwig von Lachmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais