3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Escola Austríaca de Economia

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia.

No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema do conhecimento), Ludwig Lachmann (tratando das implicações do subjetivismo para a teoria do processo de mercado) e Israel Kirzner (teoria da atividade empresarial).

Apesar do pouco espaço que o mainstream econômico brasileiro reserva ao reconhecimento de tamanha contribuição à ciência, a Editora Konkin não deixará de convidar os interessados ao prestígio de obras como Mises, Acadêmico, Criador, Heroi, Socialismo, e O Legado de Max Weber.

A primeira se trata de uma breve biografia feita por Rothbard destacando os pontos nevrálgicos da carreira profissional de Mises, pondo holofotes desde sua genialidade ao elaborar o Teorema da Regressão, uma de suas contribuições mais importantes, e ainda mais negligenciadas, até o quão resiliente e heroico ele foi em não desistir de ser um prolífico acadêmico, produzindo e ensinando em meio de tantas perseguições e injustiças.

A segunda, Socialismo, traz um escrutínio econômico e sociológico sobre as premissas alegadas pelos adeptos do socialismo, demonstrando que há no próprio sistema proposto, falhas insuperáveis.

A terceira é uma pioneira tradução em pt-br de Lachmann que elenca o método da compreensão levando em conta os elementos da obra de Max Weber e, a partir dessa base, traça uma teoria das instituições a fim de entender como se estabelece a coordenação e consistência entre os diversos planos individualmente engendrados pelos agentes na sociedade.

Todas as três obras nos trazem o importante legado da Escola Austríaca e sua importância para a ciência econômica, principalmente agora, quando enfrentamos cada vez mais políticas econômicas que atentam contra nossa liberdade e bem estar.

Se você quer aproveitar todos os importantes insights de cada uma destas três obras, basta clicar nos links abaixo.

Mises: Acadêmico, Criador e Herói – de Murray Rothbard

Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica – de Ludwig von Mises

O Legado de Max Weber, de Ludwig von Lachmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais
Murray Rothbard Pânico de 1819
Economia

Pânico de 1819: A Primeira Grande Crise Econômica dos EUA

Em 1819, se iniciava a primeira grande crise econômica dos EUA. A primeira de muitas das grandes crises que vem abalando a maior economia do mundo. No entanto, essa crise teve algumas características que a diferenciam da maioria das crises subsequentes, como a não intervenção do estado para sua resolução, alem de sua curta duração: […]

Leia Mais