BC tenta explicar porque a inflação de 2021 ficou acima da meta

BC tenta explicar porque inflação de 2021 ficou acima da meta

De acordo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo Banco Central (BC), o índice de inflação do ano passado chegou a 10,06%, muito acima da meta prevista, que era de 3,75%.

Após a divulgação do IPCA, o BC enviou uma carta ao Conselho Monetário Nacional (CMN), onde afirma que a pressão sobre o preço das commodities, a bandeira de energia elétrica de escassez hídrica e os gargalos nas cadeias produtivas globais foram os principais responsáveis pela inflação ter encerrado o ano passado em dois dígitos.

Na carta enviada à CMN, é dito que:

As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens e impulsionada por políticas expansionistas.

De fato, a aceleração significativa da inflação em 2021 para níveis superiores às metas foi um fenômeno global, atingindo a maioria dos países avançados e emergentes

O que realmente causou a inflação

Apesar do BC apontar alta do preço das commodities como principal responsável pela alta da inflação junto à crise energética, o fato é que a expansão da oferta monetária – muito bem apontada e assumida pelo BC – foi o fator determinante.

Uma vez que essa expansão monetária estimulou um maior consumo de bens, reduzindo a oferta destes sem um aumento da produção de mais bens que acompanhassem a demanda dos consumidores, houve então uma redução no poder de compra destes últimos que se refletiu no aumento dos preços.

Outro ponto muito importante apontado pelo Banco Central é como as medidas restritivas tá combater a covid-19 geraram efeitos econômicos negativos, o que junto com a inflação tornou a vida de milhares de brasileiros mais difícil, principalmente a população mais pobre do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais
Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais