O Preconceito, a Discriminação e a Intolerância São Coisas Ruins?

Preconceito, discriminação e intolerância são algo belo e moral

Os movimentos humanistas contemporâneos tentam combater o preconceito, a discriminação e a intolerância, dizendo que essas atitudes são abjetas e devem ser rejeitadas a todo custo.

O problema é que esse parecer está completamente equivocado.

A começar pelo preconceito, este é necessário para ações cautelosas. Por ignorarmos a plenitude das coisas, e as pessoas a nossa volta, nós pré-avaliamos as situações na qual estamos ou estaremos inseridos para agirmos da maneira que nos pareça mais correta.

O preconceito gera uma certa segurança, pois desconfiamos daquilo que se apresenta como algo novo, e até que o conheçamos nossa mente associa-o como possível inimigo/perigo.

A discriminação, por sua vez, é uma ferramenta de escolha. Ela pondera aquilo que consumiremos, a sua quantidade e por quanto tempo. Também é através da discriminação que decidimos com quem vamos nos relacionar e de que modo ou intensidade.

Concluindo a tríade, temos a intolerância. Esta é de suma importância para a civilização.

É graças a intolerância que qualquer pessoa minimamente razoável condena o estupro: estuprar é algo intolerável.

A intolerância nos dá o direito de proibir a entrada de pessoas não autorizadas em nossas residências. Permite que não aceitemos socos em nossa face dados por agressores de qualquer tipo.

Dito isso, temos razões suficientes para não aceitarmos ideias contrárias ao preconceito, a discriminação e a intolerância.

Cada ato deve ser analisado a partir das ações reais que o compõem, e não sob a perspectiva das emoções que certas palavras evocam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais
Julian Assange
Ética

Biden sugere liberdade para Julian Assange

Isso não lhe devolverá os anos que passou em confinamento, mas o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pode finalmente obter um pouco de justiça após anos de perseguição por constranger autoridades dos EUA. Sob pressão do governo da Austrália, país de origem do jornalista, o presidente Joe Biden disse que está “considerando” desistir do caso […]

Leia Mais
Vó Rosângela
Ética

Devido a denúncia de sindicato, influencer Vó Rosângela não pode mais gravar vídeos na padaria onde trabalha

Devido a uma denúncia feita pelo Sindicato dos Panificadores, a confeiteira e influencer Rosângela Rigoni, conhecida como Vó Rosângela, não pode mais gravar vídeos na padaria Pão D’oro, onde trabalhava. Rosângela costumava gravar os vídeos no estabelecimento, onde mostrava suas receitas para milhões de brasileiros no Instagram. Denúncia infundada Segundo a denúncia enviada ao Ministério […]

Leia Mais