Viver é Perigoso

O mundo é perigoso

O bom selvagem nunca existiu. A natureza humana se formou ao longo dos séculos de evolução através de conflitos.

O perigo que nos rodeia a todo instante não é resultado exclusivamente da cultura/civilização, mas do código genético que possuímos.

O Perigo Mora Ao Lado

Não sabemos qual a índole nem as vontades das pessoas que compartilham os espaços conosco. Seja um espaço público ou privado, estamos sempre sujeitos a agressões de terceiros.

O(A) agressor(a) busca situações para efetivar o dano na vítima que julga ser/estar mais frágil. Esse elemento, praticante do dano, dificilmente mudará seus valores em relação as suas vítimas.

Não é por falta de educação adequada e oportunidades honestas que alguém decide praticar crimes. Todo(a) criminoso(a) inferioriza seu semelhante, transformando-o mentalmente num ser inferior.

É a partir do processo mental que surge a vontade de praticar o dano. Até hoje, nenhum sistema político, econômico, religioso ou filosófico conseguiu anular o surgimento de novos praticantes de danos.

Nossa tarefa não é “criar anjos”, mas sim, “enfrentar os demônios”.

Como Se Proteger?

A defesa para atos de violência praticados por seres humanos não repousa na criação de uma sociedade limpa, sem crimes. Isto seria impossível.

A maneira justa de defesa é permitir que o indivíduo proteja sua propriedade – seu corpo e seus bens.

Discursar sobre a maldade humana sugerindo uma mudança cultural a partir de meios que impeçam a liberdade do indivíduo não resolve o problema.

É na ação humana que descobrimos os limites do executável. Não mexa nos corpos e nos bens alheios sem o consentimento de seus respectivos proprietários.

Olhando Para o Real

Na obra Teoria e História, de Ludwig Von Mises, encontramos um parecer sobre a importância das ações humanas nos sistemas sociais.

O ser humano age para um fim que lhe parece viável. Os sistemas políticos deveriam considerar as motivações humanas e não negá-las, sugerindo culpar sistemas ao invés de pessoas.

A natureza humana produz simultaneamente o mal e o bem. O ser humano é o executor ativo dos atos construtivos e destrutivos.

Identificando A Essência

O desafio que nos sonda repousa na busca em lidar com o mal intrínseco do ser humano. Não é possível transformar a sociedade num paraíso.

Tratar os problemas sem apelos a jargões já é um bom começo.

As fezes são o que são. Não precisamos transformá-las em bombons amanteigados para demonstrar que temos consciência orgânica.

*O conteúdo deste artigo não representa a totalidade da opinião do Gazeta Libertária sobre este assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Operação Animes
Ética

Polícia Civil cumpre 11 mandatos e bloqueia sites de pirataria durante ‘Operação Animes’

Na última sexta-fera, a Polícia Civil de Alagos, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo cumpriu 11 mandatos de busca e apreensão domiciliar, dois bloqueios e/ou suspensão de sites e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. O motivo? Pirataria de animes e séries coreanas. A ação faz parte da Operação Anime, […]

Leia Mais
Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais
Julian Assange
Ética

Biden sugere liberdade para Julian Assange

Isso não lhe devolverá os anos que passou em confinamento, mas o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pode finalmente obter um pouco de justiça após anos de perseguição por constranger autoridades dos EUA. Sob pressão do governo da Austrália, país de origem do jornalista, o presidente Joe Biden disse que está “considerando” desistir do caso […]

Leia Mais