Moraes multa Telegram em R$ 1,2 milhão por não bloquear conta de Nikolas Ferreira

Ministro Alexandre de Moraes

Nesta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), multou o Telegram em R$ 1,2 milhão. A medida foi em resposta ao Telegram não ter atendido à ordem de suspensão do canal do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de sua plataforma.

Ordem de suspensão ao canal de Nikolas Ferreira

O mensageiro Telegram havia recebido ordens do ministro Alexandre de Moraes para suspender o canal do deputado Nikolas Ferreira na plataforma. A “justificativa era a de que o deputado estaria fazendo apologia” aos atos bolsonaristas realizados nos edifícios dos três poderes em Brasília.

No entanto, o mensageiro enviou uma resposta ao ministro onde declarava que não iria bloquear a conta do deputado e pedia que Alexandre de Moraes reconsiderasse sua posição. O Telegram também fez duras críticas à Alexandre de Moraes, afirmando que a ordem de bloquear a conta de Nikolas Ferreira seria um ato de censura.

Telegram acusa a medida de Moraes de censura

A empresa também afirmou que “tal medida impede um espaço de livre comunicação para discursos legítimos e reprime o direito dos cidadãos brasileiros à liberdade de expressão”. Apesar de no passado o Telegram ter jurado apoio às medidas repressivas de Alexandre de Moraes, parece que dessa vez não estão dispostos a colaborar com a censura.

Até agora o Telegram não se pronunciou sobre a multa aplicada por Moraes.

Rumble ainda ignora as ordens de Moraes

Assim como o Telegram, a plataforma de videos Rumble também desobedeceu as ordens de Moraes. A plataforma havia recebido ordens do ministro para suspender o canal Monark Talks, do influencer Monark.

No entanto, ela não cumpriu com a solicitação e também não deu nenhuma resposta à Alexandre de Moraes até agora. Também não se sabe se Moraes também pretende aplicar uma multa assim como no caso do Telegram ou qualquer outra sanção.

Quer se proteger da censura do governo? Então leia nossa série completa sobre anonimato, privacidade e segurança virtual e saiba como. Basta clicar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Direito

As plataformas de mídia social também têm direitos de propriedade

Enquanto especialistas e advogados cruzam espadas sobre a liberdade de expressão nas mídias sociais, um princípio mais silencioso, mas criticamente importante, está sendo ignorado: os direitos de propriedade. Além de violar a Primeira Emenda, a pressa em forçar as plataformas de mídia social a hospedar conteúdo também viola a Quinta Emenda – em particular, a […]

Leia Mais
Cachorro Joca
Direito

O caso do cachorro Joca morto devido a erro da GOL

A morte do cachorro Joca da raça Golden Retrivier trouxe indignação a vários tutores de cachorro, que ocuparam diversos aeroportos ao redor do país como forma de protesto. O cão morreu devido a um erro de trajeto da empresa GOL, onde ele iria viajar com seu dono, João Fantazzini. Diante da indginação muitos chegaram até […]

Leia Mais
Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais