Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Empreendimentos baseados em IA (inteligência artificial) continuam em alta e o bilionário Elon Musk está entre os que estão investindo pesado na tecnologia. Ele que já havia participado do desenvolvimento do já popular ChatGPT, agora pretende lançar o seu próprio projeto: o TruthGPT.
TruthGPT e perspectivas sobre as IAs
O anúncio foi feito no canal de TV Fox News, em entrevista de Musk ao apresentador Tucker Calrson. Na entrevista, Musk mostrou a mesma preocupação em relação às IAs que já havia demonstrado em outras ocasiões. Ele afirma que o TruthGPT está sendo desenvolvido para evitar os mesmos problemas que Musk acredita que o ChatGPT e outras ferramentas baseadas em IA podem causar.
Ele afirma que o TruthGPT terá como foco as grandes questões do universo. E como nós humanos fazemos parte do universo, ele não seria uma ameaça para nós.
“Vou começar algo que eu chamo de TruthGPT, ou uma inteligência artificial máxima que tenta entender a natureza do universo. E eu acho que este pode ser o melhor caminho para a segurança no sentido de que uma IA que se preocupa com a compreensão do universo é pouco provável que aniquile os humanos porque nós somos uma parte interessante do universo”.
disse Musk à Calrson
Calrson também comenta com Elon Musk sobre como Elon Musk tentou intervir para que o caminho progressista que o ChatGPT tomou não acontecesse, mas que ele não conseguiu evitar. Calrson também demonstrou compartilhar dos mesmos receios que Musk possui em relação às ferramentas baseadas em IA.
“Efetivamente, isso lhe foi tirado, e agora você o tem como um produto comercial de propriedade da Microsoft e do Google. Mas sua posição nunca mudou o que é, se não colocarmos os freios nisto, pode acabar destruindo tudo o que temos”. Isto é tão perigoso quanto as armas nucleares”.
Musk também afirmou para Calrson que o ChatGPT é desenvolvido por programadores esquerdistas que ensinam o software a mentir. Calrson concordou com Musk, e afirmou que a ferramenta é uma ameaça não apenas pela possibilidade de nos escravizar, mas de induzir a população a acreditar em mentiras, principalmente as que são ditas pelos políticos.
Há motivos para se preocupar?
Apesar de muitas preocupações apresentadas por Musk e Calrson serem legítimas, muitas delas chegam até mesmo a serem exageradas. Não parece plausível que as IAs sejam tão perigosas quanto bombas nucleares e que irão nos escravizar igual no filme Matrix.
No entanto, as preocupações mais realistas, como sobre o viés tendencioso do ChatGPT são díginas de nota. E por isso a importância de ferramentas concorrentes livres destes vieses, como é o caso do TruthGPT que ele mesmo está lançando, e do FreedomGPT, que já foi abordado aqui.
O que esperar do TruthGPT?
O TruthGPT já foi lançado, mas parece ainda estar em processo de ajustes. Os apps tanto para PC quanto para celular já estão disponíveis para download, basta baixar aqui.
De acordo com o White Paper do projeto, a ferramenta pode ser acessada também por um bot presente no mensageiro Telegram. Além disso, ele terá uma verão PRO que será paga por meio do token nativo do TruthGPT.
Se o TruthGPT for o que Musk diz, ele será mais uma ferramenta bem vinda com alternativa ao ChatGPT é similares para um uso mais completo da IA.
2 respostas para “Elon Musk entra na corrida das IAs e decide lançar o TruthGPT”
-
Ótimo artigo, só peço que atentem à ortografia.
-
obrigado pelo comentário. tomaremos mais cuidado ?
-
Deixe um comentário