Câmara pretende votar taxação de fundos exclusivos e offshore

Taxação dos fundos exclusivos e offshore

A Câmara dos Deputados pretende votar nesta semana o projeto de lei que irá garantir a tributação dos Fundos Exclusivos e offshores. O Ministério da Fazenda, que elaborou os projetos, espere que a elevação da tributação desses fundos aumente a arrecadação do governo Lula. Um acordo está sendo costurado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a aprovação do PL (projeto de Lei).

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é que a tributação traga R$ 45 bilhões de arrecadação para o governo Lula até 2026. Haddad também afirmou ao Money Times que se reuniu com Lira durante a última semana para discutir o projeto único que deverá ser deliberado nesta semana, que será designado pelo relator do PL.

Segundo o Money times, é possível que a medida possa contar com uma alteração a pedido de Lira. Em agosto, o presidente da Câmara havia afirmado que um acordo havia sido feito com o governo Lula, que pedia a retirada do cálculo de tributação de eventuais ganhos com variação cambial no exterior.

Tal proposta fazia parte do projeto inicial, onde quem tivesse, por exemplo, um investimento em dólar e tivesse uma valorização na hora de converter ao real poderia ser taxado.

A fome de impostos do governo Lula

O PL de tributação de Fundos Ezclusivos e offshores caso seja aprovado, será um grande trunfo para o governo Lula. Com isso, Lula poderá arrecadar o suficiente para continuar comprando apoio no Congresso, enquanto envia algumas esmolas para as prefeituras em estado de calamidade. Isso poderá silenciar um pouco a indignação crescente das prefeituras pela falta de repasses.

Óbvio que, caso o PL não seja aprovado, Lula terá que enfrentar um aumento do desgaste do seu governo, e talvez até mesmo um possível fim dele antes do término do mandato. Embora seja pouco provável, não seria nada mal vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais