Javier Milei acusa o presidente Lula de financiar a campanha de Massa contra ele

O candidato a presidente da Argentina, Javier Milei (da coalizão Libertad Avanza), acusou o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, de ter financiado a campanha do seu adversário, Sergio Massa (da coalizão Unión por La Pátria), contra ele. A declaração de Milei foi feita durante uma entrevista para o programa de TV argentino, La Nación.

Além disso, Milei também afirma que jornalistas bolsonaristas haviam denunciado que marketeiros ligados à Lula estariam espalhando medo entre o povo argentino contra ele, fazendo uma campanha negativa contra sua candidatura no país:

“Na verdade, pessoas ligadas a Bolsonaro e alguns jornalistas do Brasil denunciaram que Lula está interferindo nesta campanha [de Sergio Massa] financiando parte dela. Dentro desse pacote, há um conjunto de consultores brasileiros que são os melhores especialistas em campanha negativa, cujo objetivo é instalar medo na sociedade”

afirmou Milei

Evidências que suportam a acusação

Vários jornais se prontificaram em negar que Lula tenha financiado a campanha de Sergio Massa, e que o dinheiro dado à Argentina pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina não contou apenas com o voto de Lula, mas de outros representantes da instituição. No entanto, por mais que Lula não tenha sido o único a ter votado pela decisão, ele foi seu defensor mais ardoroso. Sem falar na forte influência que Lula possui na instituição.

A acusação de que Lula estaria usando seus marketeiros para ajudar Chico na campanha de Massa também está correta. Chico Kertész, que trabalhou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, Otávio Antunes e Raul Rabelo, que fizeram parte de campanhas de Fernando Haddad (PT), e Halley Arrais, que atendeu o ex-deputado Edegar Pretto (PT-RS), são os assessores que trabalharam para Lula e que agora estão ajudando na campanha presidencial do atual candidato do governo argentino.

Lula não irá arriscar perder sua aliança com a Argentina

Como já dito neste outro artigo, Lula está fortemente preocupado com o resultado da eleição presidencial da Argentina. A derrota de Massa, candidato do governo atual, iria romper a aliança política entre Lula e a esquerda argentina. Além de ser um duro golpe no Foro de São Paulo.

Sem falar que a vitória de Milei, que é antipático às políticas de esquerda em geral, poderia trazer atritos e incômodos ao governo petista no Brasil. Por isso mesmo, que não se pode descartar a possibilidade de Lula estar interferindo fortemente nas eleições presidenciais na Argentina a favor de Massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais