Javier Milei acusa o presidente Lula de financiar a campanha de Massa contra ele

O candidato a presidente da Argentina, Javier Milei (da coalizão Libertad Avanza), acusou o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, de ter financiado a campanha do seu adversário, Sergio Massa (da coalizão Unión por La Pátria), contra ele. A declaração de Milei foi feita durante uma entrevista para o programa de TV argentino, La Nación.

Além disso, Milei também afirma que jornalistas bolsonaristas haviam denunciado que marketeiros ligados à Lula estariam espalhando medo entre o povo argentino contra ele, fazendo uma campanha negativa contra sua candidatura no país:

“Na verdade, pessoas ligadas a Bolsonaro e alguns jornalistas do Brasil denunciaram que Lula está interferindo nesta campanha [de Sergio Massa] financiando parte dela. Dentro desse pacote, há um conjunto de consultores brasileiros que são os melhores especialistas em campanha negativa, cujo objetivo é instalar medo na sociedade”

afirmou Milei

Evidências que suportam a acusação

Vários jornais se prontificaram em negar que Lula tenha financiado a campanha de Sergio Massa, e que o dinheiro dado à Argentina pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina não contou apenas com o voto de Lula, mas de outros representantes da instituição. No entanto, por mais que Lula não tenha sido o único a ter votado pela decisão, ele foi seu defensor mais ardoroso. Sem falar na forte influência que Lula possui na instituição.

A acusação de que Lula estaria usando seus marketeiros para ajudar Chico na campanha de Massa também está correta. Chico Kertész, que trabalhou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, Otávio Antunes e Raul Rabelo, que fizeram parte de campanhas de Fernando Haddad (PT), e Halley Arrais, que atendeu o ex-deputado Edegar Pretto (PT-RS), são os assessores que trabalharam para Lula e que agora estão ajudando na campanha presidencial do atual candidato do governo argentino.

Lula não irá arriscar perder sua aliança com a Argentina

Como já dito neste outro artigo, Lula está fortemente preocupado com o resultado da eleição presidencial da Argentina. A derrota de Massa, candidato do governo atual, iria romper a aliança política entre Lula e a esquerda argentina. Além de ser um duro golpe no Foro de São Paulo.

Sem falar que a vitória de Milei, que é antipático às políticas de esquerda em geral, poderia trazer atritos e incômodos ao governo petista no Brasil. Por isso mesmo, que não se pode descartar a possibilidade de Lula estar interferindo fortemente nas eleições presidenciais na Argentina a favor de Massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais