Órgão de fiscalização do Reino Unido bane anúncios da Toyota por “irresponsabilidade social”

A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental.

As propagandas em questão são o habitual para carros potentes e off-road, como vemos de tempos em tempos nos comerciais na televisão. Nas em questão, as caminhonetes Hilux dirigem fora da estrada e atravessam um rio antes de voltar para uma estrada pavimentada. A APP decidiu atacar os anúncios da Toyota após reclamações dos grupos Badvertising e Adfree Cities.

Em uma declaração, a codiretora da Adfree Cities, Veronica Wignall, disse que as propagandas são “um uso cínico da natureza para promover algo incrivelmente prejudicial a ela” e que: “Esses anúncios resumem o total desrespeito da Toyota pela natureza e pelo clima, apresentando veículos enormes e altamente poluentes dirigindo em alta velocidade por rios e pastagens selvagens”. A Adfree Cities pede a proibição total de anúncios de SUVs.

Em resposta, a Toyota informou que a empresa não tolera comportamentos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e defendeu sua campanha da Hilux argumentando que o veículo foi projetado para os ambientes mais difíceis, para atender demandas reais de trabalhadores de setores como agricultura e silvicultura.

A empresa ainda alegou que o vídeo da campanha foi filmado fora do Reino Unido, em terras privadas e em um ambiente não ecologicamente sensível. As imagens retratadas em um pôster publicitário foram geradas por computador.

A APP, no entanto, disse que os anúncios mostravam carros dirigindo de forma realista, o que poderia incentivar comportamentos irresponsáveis.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Roma do Sul
Economia

Ponte construída pela população de Nova Roma do Sul-RS resiste às enchentes

A ponte que liga a cidade de Nova Roma do Sul ao município Farroupilha, no interior gaúcho, continua intacta mesmo com o avanço das águas sobre a cidade. A construção da ponte foi uma iniciativa da população de Nova Roma do Sul, que a inaugurou no dia 20 de janeiro, neste ano. Imagens aéreas divulgadas […]

Leia Mais
Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais