A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental.
As propagandas em questão são o habitual para carros potentes e off-road, como vemos de tempos em tempos nos comerciais na televisão. Nas em questão, as caminhonetes Hilux dirigem fora da estrada e atravessam um rio antes de voltar para uma estrada pavimentada. A APP decidiu atacar os anúncios da Toyota após reclamações dos grupos Badvertising e Adfree Cities.
Em uma declaração, a codiretora da Adfree Cities, Veronica Wignall, disse que as propagandas são “um uso cínico da natureza para promover algo incrivelmente prejudicial a ela” e que: “Esses anúncios resumem o total desrespeito da Toyota pela natureza e pelo clima, apresentando veículos enormes e altamente poluentes dirigindo em alta velocidade por rios e pastagens selvagens”. A Adfree Cities pede a proibição total de anúncios de SUVs.
Em resposta, a Toyota informou que a empresa não tolera comportamentos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e defendeu sua campanha da Hilux argumentando que o veículo foi projetado para os ambientes mais difíceis, para atender demandas reais de trabalhadores de setores como agricultura e silvicultura.
A empresa ainda alegou que o vídeo da campanha foi filmado fora do Reino Unido, em terras privadas e em um ambiente não ecologicamente sensível. As imagens retratadas em um pôster publicitário foram geradas por computador.
A APP, no entanto, disse que os anúncios mostravam carros dirigindo de forma realista, o que poderia incentivar comportamentos irresponsáveis.