A falência do Banco do Vale do Silício destaca os perigos do sistema de reservas fracionárias

A falência da Silicon Valley Bank e as reservas fracionárias

A História e os Perigos do Sistema de Reserva Fracionária nos Estados Unidos da América

Nota do editor | No texto original usa-se o termo “fractional-reserve banking” para referir-se ao sistema de reserva fracionária. Optamos por traduzir tal termo como “sistema de reserva fracionária” ou apenas “reservas fracionárias”, pois tais expressões são mais comuns aqui no Brasil.

______________________________________________

Durante décadas, as pessoas têm advertido sobre os perigos das reservas fracionárias, e a recente provação do Silicon Valley Bank (SVB) trouxe nova atenção ao assunto. Essencialmente, o sistema de reservas fracionárias é uma gestão bancária que detém apenas uma fração dos depósitos bancários, com os fundos restantes investidos ou emprestados aos mutuários.

O sistema de reserva fracionária opera em quase todos os países do mundo e, nos Estados Unidos, tornou-se amplamente proeminente durante o século XIX. Antes dessa época, os bancos operavam com reservas integrais, o que significa que eles detinham 100% dos fundos de seus depositantes em reserva.

Entretanto, há um debate considerável sobre se os empréstimos fracionários ocorrem hoje em dia, com alguns assumindo que os fundos investidos e os empréstimos são simplesmente impressos do nada. O argumento decorre de um documento do Banco da Inglaterra chamadoA Criação de Dinheiro na Economia Moderna“. Ele é freqüentemente usado para dissipar mitos associados à banca moderna. O economista Robert Murphy discute esses supostos mitos no capítulo 12 de seu livro “Understanding Money Mechanics” (Entendendo a Mecânica do Dinheiro).

A prática das reservas fracionárias se espalhou significativamente após a aprovação da Lei Bancária Nacional em 1863, que criou o sistema jurídico bancário americano. No início dos anos 1900, o método de reservas fracionárias começou a mostrar rachaduras com as ocasionais falhas bancárias e crises financeiras. Estas se tornaram mais proeminentes após a Primeira Guerra Mundial, e as corridas aos bancos, destacadas no popular filme “It’s a Wonderful Life”, tornou-se comum na época. Para corrigir a situação, um grupo de banqueiros chamada “The Money Trust” ou “House of Morgan” trabalhou com burocratas americanos para criar o Sistema da Reserva Federal.

Após novos problemas com reservas fracionárias, a Grande Depressão se instalou, e o Presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt iniciou a Lei Bancária de 1933 para restaurar a confiança no sistema. Também foi criada a Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC), que oferecia seguro para depositantes com $250.000 ou menos em uma instituição bancária. Desde então, a prática bancária de reservas fracionárias continuou a crescer em popularidade nos Estados Unidos durante todo o século 20 e continua a ser a forma dominante de banco hoje. Apesar de sua popularidade e utilização generalizada, os sistemas de reserva fracionária ainda representam uma ameaça significativa para a economia.

O principal problema com os sistemas de reserva fracionária é a ameaça de falência de um banco, pois os bancos detêm apenas uma fração dos depósitos. Se, ao mesmo tempo, um grande número de depositantes exigir o retorno de seus depósitos, o banco pode não ter dinheiro suficiente para atender a essas demandas. Isto, por sua vez, leva a uma crise de liquidez porque o banco não pode satisfazer os depositantes e pode ser forçado a inadimplir suas obrigações. Uma falha do banco pode causar pânico entre outros depositantes que fazem transações bancárias em outros lugares. Um maior pânico pode ter um efeito cascata em todo o sistema financeiro, levando à instabilidade econômica e potencialmente causando uma crise financeira mais ampla.

Os bancos eletrônicos e a velocidade da informação podem alimentar a ameaça de contágio financeiro

No filme “It’s a Wonderful Life”, a notícia da insolvência se espalhou pela cidade como um incêndio, mas hoje em dia as notícias dos bancos poderiam ser muito mais rápidas devido a vários fatores relacionados com os avanços da tecnologia e a velocidade da informação. Em primeiro lugar, a Internet facilitou a divulgação rápida de informações e as notícias sobre a instabilidade financeira de um banco podem ser divulgadas rapidamente através da mídia social, de sites de notícias e de outras plataformas on-line.

Em segundo lugar, os bancos eletrônicos tornaram as transações mais rápidas, e as pessoas que querem se retirar podem fazê-lo sem ir fisicamente para a agência. A velocidade dos bancos online pode levar a uma corrida mais rápida e mais generalizada em um banco se os depositantes perceberem que há um risco de seus fundos ficarem indisponíveis.

Finalmente, e talvez a parte mais importante das diferenças atuais, é a interconexão do sistema financeiro global, o que significa que um banco administrado em um país pode rapidamente se espalhar para outras regiões. A velocidade da informação, dos bancos eletrônicos e do sistema financeiro conectado pode muito bem levar a um efeito de contágio muito mais rápido e mais difundido do que era possível no passado. Embora os avanços na tecnologia tenham tornado os bancos muito mais eficientes e fáceis, estes esquemas aumentaram o potencial de contágio financeiro e a velocidade na qual um banco pode funcionar.

Decepção e “ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração em reserva

Como mencionado anteriormente, muitos observadores do mercado, analistas e economistas renomados alertaram sobre os problemas com a reserva bancária fracionária. Até mesmo o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, escreveu sobre os perigos no white paper seminal: “O banco central deve ser confiável para não rebaixar a moeda, mas a história das moedas fiat está cheia de violações dessa confiança”. Deve-se confiar nos bancos para segurar nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração em reserva”, escreveu Nakamoto. Esta declaração destaca o risco associado ao sistema de reserva fracionária, onde os bancos emprestam mais dinheiro do que têm em reservas.

Murray Rothbard, um libertário e economista austríaco, foi um forte crítico dos sistemas de reserva fracionária. “Os sistemas de reserva fracionária são inerentemente fraudulentos e, se não fossem subsidiados e privilegiados pelo governo, não poderiam existir por muito tempo”, disse Rothbard certa vez. O economista austríaco acreditava que o sistema de reserva fracionária dependia do engano e que os bancos criavam uma expansão artificial do crédito que poderia levar a expansão econômica seguida de falência. A Grande Recessão em 2008 foi um lembrete dos perigos do sistema bancário de reserva fracionária, e foi no mesmo ano que o Bitcoin foi introduzido como uma alternativa ao sistema bancário tradicional que não depende da confiabilidade das instituições centralizadas.

_______________________________________________

Os problemas com o SVB têm mostrado que as pessoas têm muito a aprender sobre essas questões e sobre o sistema bancário como um todo. Atualmente, alguns americanos estão pedindo ao Fed para socorrer o Banco do Vale do Silício, esperando que o governo federal interceda para ajudar. Entretanto, mesmo que o Fed salve o dia em relação ao SVB, os perigos do sistema de reserva fracionária ainda existem, e muitos estão usando a falha do SVB como um exemplo de porque não se deve confiar no sistema bancário operando desta maneira.

____________________________

Artigo escrito por Jamie Redman, publicado em News Bitcoin, traduzido por Rodrigo, adaptado por Billy Jow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais