A propriedade é a última barreira contra qualquer sistema político

Nenhum arranjo sócio político pode funcionar em um território tão grande com uma população tão grande. O ideal seria que cada cidade fosse uma jurisdição soberana, e com possibilidades de descentralização interna e secessão até que uma rua ou casa pudesse ter sua total soberania respeitada.

Essa ideia que soa como inviável e parece radical foi colocada em prática por mais de 1100 anos em grande parte da Europa central. Essa é a busca primordial da civilização ocidental: o anti-imperialismo, a liberdade e autosoberania.

Todas instituições civis naturais existem para isso: preservar a liberdade. Tudo que deve ser conservado é o que protege a vida, liberdade e propriedade.

Um libertário ou conservador não devem pensar em termos de nacionalismo ou globalismo, mas em como viabilizar ao máximo as liberdades individuais, de famílias ou de qualquer associação voluntariamente formada.

É para isso – e sempre foi – que a humanidade instituiu a propriedade, moeda, o direito natural, o livre mercado, a linguagem desenvolvida, as artes e a alta cultura. Não adianta falar em temas sobrenaturais, transcedentes ou metafísicos enquanto todos formos escravos de um poder centralizado.

Mesmo para quem acha que a liberdade não é um fim em si mesma, ela é o caminho para viabilizar a prática das virtudes que levam à transcedencia. Só através do livre arbítrio e direito privado alguém pode seguir qualquer caminho.

Em arranjos de direito natural, haverão centenas de micro jurisdições competindo entre si pelo melhor direito, sistema de justiça e demais instituições naturais. A ordem natural será restabelecida de baixo para cima, através da descentralização e secessões contínuas.

É a propriedade, em última análise, a última barreira contra qualquer sistema político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais