Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Na manhã desta segunda-feira, o presidente Lula recebeu o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. Os dois governantes realizaram uma reunião bilateral privada que depois incluiu outros integrantes da comitiva e do governo. Às 12h30 ocorreu uma cerimônia de assinatura de atos.
Esta é a primeira vez que Nicolás Maduro visita o Brasil desde julho de 2015, quando esteve no país para uma cúpula do Mercosul realizada em Brasília, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo a CNN, o ditador está no Brasil para uma reunião de líderes sul-americanos convocada pelo governo Lula. Segundo o mesmo jornal, há previsão para uma reunião do governo com mais 11 presidentes da América do Sul no Palácio do Itamaraty para discutir a integração regional.
Cabeça de Nicolas Maduro à prêmio?
Com a notícia da chegada de Nicolás Maduro ao Brasil, se espalhou rapidamente a informação de que o governo dos EUA estaria oferecendo uma recompensa de U$ 15 milhões (o equivalente à R$ 75 milhões na cotação atual ) para quem o capturasse. No entanto, a informação é março de 2020, quando o presidente dos EUA ainda era Donald Trump.
A oferta havia sido feita pelo então secretário de Justiça dos Estados Unidos, Willian Barr. Na ocasião, Barr havia acusado Nicolás Maduro de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção”. Apesar de Joe Biden, atual presidente dos EUA, ser um crítico do ditador venezuelano, não há confirmação de que ele ainda mantenha a recompensa pela captura de Nicolás Maduro.
O deputado conhecido pelo nome de Zé Trovão (PL-SC) enviou um ofício à embaixada dos pedindo a prisão de Nicolás Maduro. No entanto, embaixada americana não se pronunciou até agora.
Deixe um comentário