Ponte construída com financiamento comunitário foi inaugurada em Nova Roma do Sul, RS

Ponte de Nova Roma do Sul

Cansados de esperar pelo governo local e municipal, moradores do município de Nova Roma do Sul financiaram coletivamente a construção de uma ponte que liga as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul. A obra, que foi inaugurada no último sábado, foi financiada por meio de doações comunitárias. Após a conclusão da obra, a estrutura recebeu o nome de Nossa Senhora de Caravaggio pelos moradores.

Construção e inauguração da nova ponte

A ideia para construção da ponte começou após a destruição da ponte centenária que cobria o trecho da RS-488. A ponte havia sido destruída pela cheia do Rio das Antas, em setembro de 2023. Para reintegrar a passagem entre os dois municípios serranos, a comunidade criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul para construção da nova ponte.

O objetivo do grupo era arrecadar R$ 6 milhões para a obra de reconstrução da ponte. No entanto, a mobilização superou a meta, conseguindo arrecadar cerca de R$ 7 milhões.

“A comunidade toda está celebrando. É um momento de gratidão, de felicidade total de Nova Roma do Sul e das comunidades vizinhas que se engajaram. Graças a deus, concluímos o que nós esperávamos que fosse rápido, mas não tão rápido assim”

Comemorou Tranquilo Tessaro, presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

O pedreiro Vicente Cadorin afirma que a experiência foi emocionante, pois “todo mundo colaborou, ajudou e foi muito bacana. Valeu a pena”. Dentre os meios pelo qual a iniciativa obteve arrecadação para a obra, estavam festas comunitárias, rifas, doações diretas e eventos beneficentes.

Tessaro, líder da iniciativa, afirmou que “a campanha de arrecadação foi muito surpreendente”, pois segundo ele os moradores não esperavam que a população e empresas se engajassem tanto para auxiliar no projeto de reconstrução da ponte.

Segundo membros da associação, além de erguer a estrutura de 400 toneladas de aço e concreto, será possível realizar obras de infraestrutura no entorno da ponte com o valor restante.

Entre as necessidades que motivaram a reconstrução rápida da estrutura que liga a cidade até Farroupilha estão os atendimentos de saúde. A construção também foi movida por devoção e fé. Além de ter dado nome a ponte, uma imagem de Nossa Senhora do Caravaggio também foi concretada no local para pedir proteção.

Oportunismo do governador Eduardo Leite

O governador do RS, Eduardo Leite, também aproveitou para tirar uma casquinha da inauguração da obra. Como todo político, Leite mostrou seu oportunismo descarado afirmando que fará uma ponte muito maior, semelhante a anterior, e que a atual construída pelos moradores seria apenas “provisória”.

O governador afirmou em um vídeo em suas redes sociais, que não havia sido possível o governo construir uma nova ponte, pois “não havia recursos suficientes para construir uma igual a anterior”. No entanto, o governador não foi convincente em sua justificativa, já que mesmo que a ponte tenha apenas uma via, nada impede que os moradores providenciem duas mãos e resolvam eles mesmos as questões de trânsito.

O governador também não entrou em detalhes sobre quanto iria gastar em dinheiro para construção da nova ponte, nem de onde tal dinheiro sairia e nem mesmo em quanto tempo ficaria pronta. Enquanto isso a população em questão conseguiu, com bem menos recursos e bem menos tempo que o governo gastaria, realizar a construção tão necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite da última sexta-feira, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais
Roseane Murray
Ética

O ataque de pitbulls contra a escritora e poetisa Roseane Murray

Na manhã de ontem (5), a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, havia sofrido um violento ataque de 3 pitbulls enquanto caminhava em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O incidente reacende a discussão sobre possuir ou não cachorros da raça pitbull. O inicidente A escritora e poetisa Roseane Murray […]

Leia Mais