De promessa de picanha a taxação de carnes nobres

Picanha de Lula

O presidente Lula, que durante sua campanha em 2022 havia prometido que o pobre voltaria a comer picanha, decidiu pela taxação das carnes nobres, entre as quais a picanha também estaria inclusa. A justificativa do petista é a de que tal tipo de carne é consumido somente pelos ricos.

Abaixo, o vídeo onde Lula afirmou que o pobre “voltaria a comer picanha:

A posição do presidente foi apresentada durante uma entrevista ao UOL, onde foi abordada a discussão sobre a diferenciação que alguns produtos terão com a reforma tributária. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada no ano passado estabelece a possibilidade de alguns produtos serem incluídos na cesta básica (e, portanto, totalmente isentos do CBS e IBS, impostos agregados que serão criados com a reforma). Outros itens terão 60% de redução.

O presidente Lula, que havia prometido durante sua campanha que o pobre voltaria a comer picanha, defendeu a taxação de carnes nobres, afirmando que tal tipo de carne é consumida somente pelos ricos, enquanto os pobres comem frango. Ao menos este último, o petista afirmou que não irá taxar:

“Nós estamos discutindo várias coisas. Vamos discutir na reforma tributária quais itens a gente quer que não pague imposto e quais a gente quer. Os empresários querem que a gente isente toda a carne. Acho que a gente tem que mediar. Tem carne consumida por gente de padrão alto e a carne que o povo consome. Pode fazer a separação. Não vamos taxar frango, é o que o povo come todo dia”

A decisão contradiz a promessa do presidente durante sua campanha presidencial em 2022, bem como suas críticas ao preço da picanha, que ele mesmo afirmou que tinha que baixar mais. No entanto, ao taxar ainda mais as carnes nobres, inclusive a picanha, o presidente Lula não está ajudando a facilitar isso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula
Economia

Após aumentar a inflação no país, Lula defende controle de preços

Após o presidente Lula aumentar a inflação do Brasil via expansão da oferta monetária, ele resolveu também defender o controle sobre os preços dos alimentos, acreditando que com isso irá barateá-los. As declarações do petista foram feitas durante uma entrevista à Rádio FM O Tempo, na última sexta-feira, 28. Com tal ideia em mente, o […]

Leia Mais
Revolltas no Quênia
Economia

Revoltas no Quênia contra a lei de aumento de impostos de US$ 2,7 bilhões resultam em dezenas de mortos

Os aumentos de impostos e a forma como os governos os implementam voltaram a ser relevantes. A introdução de um projeto de lei de aumento de impostos no Quênia, com o objetivo de obter uma receita tributária adicional de US$ 2,7 bilhões, acendeu uma chama que levou os jovens quenianos a se revoltarem, protestando contra […]

Leia Mais
Covid
Economia

Exigências de vacinas podem ter agravado escassez de profissionais de saúde, mostra pesquisa

Em seu livro Economics in One Lesson (Economia Em Uma Única Lição), Henry Hazlitt faz uma famosa distinção entre bons e maus economistas: “O mau economista vê apenas o que imediatamente chama a atenção; o bom economista também olha além. O mau economista vê apenas as consequências diretas de um curso proposto; o bom economista […]

Leia Mais