É hora de separar a escola do estado

Pelo fim da educação estatal

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Nota do tradutor: apesar do autor do texto se referir mais especificamente à realidade dos EUA e trazer perspectivas que podem não ser do interesse de todos, o texto em geral traz importantes insights sobre os benefícios e superioridade da educação livre vs a educação estatal para todos. E isso independente de nacionalidade ou credo.

Introdução

O sistema escolar estatal em sua forma atual é uma monstruosidade, que afasta alternativas privadas e difunde propaganda socialista e anti-cristã. É hora de pensar além dos vouchers escolares de Friedman, é hora de separar a escola do estado.

Efeito de afastamento

Se existe algum estigma contra as escolas privadas, é o seu custo em relação ao sistema público. Isto deixa espaço para o defensor das escolas públicas afirmar: “se houvesse um mercado para a educação privada de baixo custo, seria oferecida, mas como não é amplamente atendida, o consenso geral deve permanecer com o sistema público”. O argumento seria correto, se não fosse por um detalhe: o mercado está sendo distorcido pelo poder político do Estado, impedindo a entrada das empresas necessárias para preencher o vazio.

As escolas públicas são financiadas através dos impostos dos cidadãos de uma cidade, o que necessariamente significa que os contribuintes sem filhos matriculados também pagarão por sua manutenção; mesmo os contribuintes sem filhos estarão subsidiando a educação pública daqueles que utilizam o sistema. Como resultado, o custo da educação pública é artificialmente baixo para os pais que a utilizam, uma situação que não poderia ser replicada em um mercado livre. Se o sistema estatal fosse uma empresa privada, ele não duraria um ano antes de entrar em falência, uma vez que só poderia sobreviver com os subsídios fornecidos pelos impostos e pelo poder político.

As empresas privadas são extremamente competitivas e, quando desimpedidas, podem fazer quase milagres, mas não podem competir efetivamente com as empresas estatais, que podem financiar suas perdas através de impostos. Portanto, atualmente não é possível para as escolas privadas preencher o mesmo nicho das escolas estaduais, elas têm que se ramificar e se especializar para oferecer um produto fundamentalmente diferente daquele oferecido pelo Estado. As escolas charter KIPP como exploradas por Thomas Sowell em seu novo livro Charter Schools and their Enemies prometem melhores resultados acadêmicos e as escolas paroquiais prometem uma educação tradicional e religiosa. Todos estes são benefícios fundamentalmente diferentes daqueles oferecidos pelo sistema estadual, e este é bom ponto de partida.

Enquanto o sistema público puder repassar suas perdas ao contribuinte, não haverá rachaduras no controle monopolista da indústria por parte do estado. Se o edifício finalmente se desfizer e um estado decidir se comprometer com a privatização total, o mercado virá com força total e oferecerá mais opções e preços mais baratos do que atualmente.

Leia também: Como um sistema de educação descentralizado mantém a arrogância sob controle

Propaganda

O estado sempre e em todos os lugares visa monopolizar a educação e há uma razão não-benevolente para isso: os jovens são impressionáveis e as ideias inculcadas precocemente são difíceis de desarraigar. Se o estado pode decidir o que a próxima geração aprende, ele pode incutir uma ética estatista e uma visão de mundo que quebre a resistência antes que ela tome posse. A educação estatal não é tanto um ato de caridade na prática como um mecanismo de defesa contra o pensamento não-estatista.

Não há nada novo sobre a procura estado em reproduzir-se e suprimir a resistência desde cedo através da educação. A tática foi uma invenção da Prússia no final do século XVIII. Vladimir Lenin, um homem cujas inclinações para a classe e produção eram muito diferentes das dos prussianos é popularmente, possivelmente apocrifamente, citado como tendo dito: “Dê-me quatro anos para ensinar as crianças, e a semente que eu semeei nunca será arrancada”. Quer a autoria da verborreia seja atribuível à ele ou não, ela é certamente consistente com a maximização do estado necessário para que seu socialismo crie raízes. O que Lenin e os prussianos tinham em comum era o estado; quaisquer que fossem suas diferenças, ambos eram arqui-estatistas e procuravam incutir a ética do estado na geração seguinte.

O estado inculcando obediência e fomentando o socialismo através das escolas não é surpreendente. O que é relativamente novo é um ataque às normas da civilização ocidental em geral, e do cristianismo em particular. Qualquer pessoa que tenha alguma conexão com as escolas e faculdades públicas nos últimos anos pode afirmar a imensa hostilidade da faculdade a qualquer coisa que contrarie a agenda intersetorial.

As escolas agora realizam regularmente eventos de transexuais que ostentam sua sexualidade diante de menores.

Além disso, a sexualização de menores é um ato de agressão e, portanto, uma violação flagrante do axioma libertário da não-agressão, para não mencionar a lei estabelecida. O libertário, qualquer que seja sua visão real sobre o estilo de vida em questão, não pode tolerar a promoção da sexualidade explícita a menores em instituições estatais onde o comparecimento é obrigatório e as barreiras à opção de exclusão por meios privados são proposital e artificialmente elevadas. É flagrantemente hostil aos dissidentes, especialmente aos cristãos, que não desejam participar deste modo de vida ou tê-lo imposto a eles, algo que é totalmente coberto pelo direito à livre associação, propriedade pessoal e interação social.

A melhor resposta a atos hediondos como este é permitir que o mercado decida que tipo de educação sexual a próxima geração deve receber nas escolas. Certamente, alguns oferecerão precisamente este tipo de educação sexual em redutos esquerdistas, mas ela não se estenderá ao interior, onde ainda há alguma crença em padrões e decência. A privatização em massa quebrará o estrangulamento de Washington, para não mencionar os governos estaduais, sobre o currículo e poderá deter o ensino do Projeto 1619 a-histórico e racista, apresentações de transexuais para menores, etc.

Vouchers de Friedman

Em muitos círculos libertários e conservadores, o plano de vouchers estudantis de Milton Friedman é considerado o padrão-ouro em soluções escolares de mercado livre. Ao invés do sistema atual, Friedman sugeriu dar um voucher para cada aluno que poderia ser usado em escolas públicas ou privadas, abrindo assim estes últimas para financiamento federal e, presumivelmente, ajudando-as a proliferar. De fato, este sistema seria uma melhoria, mas dificilmente é um padrão ouro.

O dinheiro do estado vem com cordas afixadas. Dificilmente se pode imaginar que o Estado não venha com diretrizes de instituições elegíveis para os vales, o que pressupõe que o estado estabeleça padrões e diretrizes universais para todas as escolas públicas e privadas. Uma consequência do plano Friedman é o controle total do estado sobre o que é e o que não é aceitável em qualquer lugar e não apenas para as escolas públicas. Isto começaria com preocupações relativamente benignas sobre segurança e padrões matemáticos, mas sem dúvida se estenderia a áreas periféricas, sobre as quais há muita discordância. As escolas que não oferecem banheiros separados para estudantes transgêneros, não ensinam um currículo de história racializada, ou mesmo todas as escolas de meninos ou meninas, mais cedo ou mais tarde se encontrariam no bloco de corte.

Se os vouchers fossem introduzidos na economia das escolas privadas não acostumadas a este fluxo de dinheiro, eles os incorporariam rapidamente em seus custos operacionais, e em breve não seria um ganho inesperado, mas uma necessidade de operação. O trabalho se expandiria para se adequar ao orçamento permitido para ele. Segue-se que perder estes vales seria uma calamidade, mesmo se a instituição tivesse operado anteriormente sem eles, e muitos, se não a maioria, dobrariam suas regras e princípios para manter os dólares do estado fluindo. Certamente haveria algum conteúdo obstinado das escolas privadas para perder financiamento em vez de acomodar as exigências do Estado, mas isto não pode ser esperado da maioria, uma vez que isto é, afinal, um negócio.

Os libertários e os conservadores que adotaram o modelo Friedman estão no caminho certo, mas não estão sendo ousados o suficiente em suas ideias. A resposta não é o estado financiar também as escolas públicas, mas privatizar a infra-estrutura das escolas públicas, remover a carga regulatória da abertura de novas escolas e conseguir uma separação completa entre a educação e o estado.

A separação entre a educação e o estado

Ao retirar o estado da educação, uma série de coisas acontecerá: o tamanho absoluto do colosso diminuirá, os sindicatos de professores terão menos poder sobre a continuidade educacional do estudante, diferentes tipos de educação serão oferecidos, e cristãos, direitistas, libertários, antiestatistas e pensadores livres não serão submetidos à força à propaganda do estado.

Sem a necessidade de supervisionar a educação da maioria das crianças no terceiro maior país do mundo, o tamanho do estado diminuirá. Não haverá necessidade de legiões de professores serem empregados pelo estado, mas a maioria deles não estará fora do trabalho, eles formarão a espinha dorsal do novo corpo docente privado.

Sem distritos escolares públicos massivos, as greves dos sindicatos de professores seriam menos prováveis e menos destrutivas, tornando casos como a recente Greve dos professores de Los Angeles – que levou 420.000 alunos para fora da sala de aula – até mesmo impossível. Presumivelmente, com o ambiente regulatório aliviado, haverá um retorno dos contratos yellow dog[1] que impediriam os funcionários da escola de ingressar em sindicatos como uma condição de emprego.

Em indústrias tão complicadas quanto a educação, não haverá duas empresas iguais (ao contrário das empresas de limpeza de neve, que são bastante parecidas). Esta diversidade garante que uma maior variedade de produtos será oferecida, permitindo que os pais tenham mais controle sobre o que e como seus filhos aprendem. Algumas escolas aperfeiçoarão a matemática e criarão engenheiros de forma mais rápida e barata, outras levarão as humanidades à vanguarda e construirão um novo quadro de cidadãos bem formados para pensar nas grandes idéias de amanhã, outras ainda fornecerão uma educação estritamente cristã ou religiosa e oferecerão toda uma série de aulas de teologia. As possibilidades são tão infinitas quanto excitantes.

Finalmente, aqueles que discordam do ponto de vista estatista, racializado e anticristão que se apoderou das escolas públicas não serão obrigados a freqüentá-las. Haverá escolas modeladas em homens livres e mercados livres, Deus e país, ou qualquer outro motivo para o qual exista um mercado. A vibrante comunidade eclesial americana, sem dúvida, entrará na ação e construirá suas próprias escolas autofinanciadas, como os católicos vêm fazendo há mais de cem anos. Como bônus, com a multiplicidade de empresas, será impossível para a mentalidade socialista, racializada e anti-cristã invadir todas as escolas como faz atualmente sob o sistema estatal. Como isso seria possível sem um ponto de entrada fácil no nível administrativo e sem uma resistência renovada das escolas privadas empoderadas?

Considerando todos estes pontos, o argumento da liberdade total na educação não é difícil de ser defendido. Na verdade, a venda difícil é manter o sistema estatal como ele está atualmente. Tendo em vista o fracasso das escolas, as greves dos professores, a propaganda anticristã em geral e os custos de uma grande explosão, uma pessoa razoável poderia dizer que o sistema estatal é um fracasso e está maduro para ser substituído. A liberdade total na educação é uma ideia cuja hora chegou, os Estados Unidos a merecem. Chegou a hora de separar educação e estado.

Artigo escrito por Cruz Marquis, publicado em FEE e traduzido e adaptado por @rodrigo

Nota:

1 Tipo de contrato onde o empregador exige como um dos requisitos por parte do candidato à emprego a não filiação à sindicatos e suas respectivas atividades

2 respostas para “É hora de separar a escola do estado”

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Esse disse verdade!

    Precisa mesmo ter um estado laico, seja da religião, seja da educação, seja da saúde, seja de segurança e outros serviços.

    Chegou o momento de um estado sem estado!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      chegou a hora do estado acabar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “É hora de separar a escola do estado

  1. Esse disse verdade!

    Precisa mesmo ter um estado laico, seja da religião, seja da educação, seja da saúde, seja de segurança e outros serviços.

    Chegou o momento de um estado sem estado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sérgio Sacani
Educação

Sérgio Sacani é criticado por youtubers comunistas por não reagir ao conteúdo deles

O youtuber, geofísico e divulgador científico, Sérgio Sacani, desabafou em uma publicação do X sobre as críticas que têm recebido de youtubers comunistas por ele não reagir ao conteúdo deles. Em sua publicação, Sacani criticou aqueles que o acusaram de ser “descompromissado com o Brasil” e que não reagia a conteúdo comunista porque não entendia […]

Leia Mais
Mariner Learning Collaborative
Educação

O momento em que um professor veterano desistiu das escolas públicas e lançou a sua própria escola

Numa noite de primavera de 2022, Ross Hill estava a tentar deitar vários dos seus filhos (ele tem oito) na cama para passar a noite. Ele não estava tendo muita sorte. Os três mais velhos, em particular, tinham dificuldades e ele se sentia impotente para resolver os problemas que eles tinham. “Eles estavam chorando porque […]

Leia Mais
Doutrinação
Educação

A doutrinação estatal vai além do que você imagina

Muito se fala sobre doutrinação, mas você sabe o que é? Sempre que vejo alguém falar sobre doutrinação, há algo ali incompleto que não parece tocar no real problema. Uma demonstração disso é o fato de muitos acreditarem que o projeto “Escola sem Partido” é a solução para o problema da doutrinação. O entendimento sobre […]

Leia Mais