Legisladora alemã defende que o Bitcoin se torne moeda corrente legal

Bitcoin Alemanha

Joana Cotar, uma representante do Bundestag (parlamento federal) alemão, endossou publicamente o Bitcoin como moeda legal na Alemanha. Esse endosso veio à tona em uma entrevista recente, na qual Cotar compartilhou suas aspirações de integrar o Bitcoin ao cenário financeiro convencional da Alemanha.

Além disso, a Cotar revelou planos para iniciar um “exame preliminar” para formular uma estrutura legal para reconhecer oficialmente o BTC como uma moeda de curso legal no país.

Cotar defende a defesa do Bitcoin como moeda legal

Ao enfatizar a necessidade de um ambiente regulatório bem equilibrado, Cotar destacou a importância de proporcionar segurança jurídica para empresas e cidadãos. Sua abordagem aborda possíveis preocupações relacionadas ao uso do Bitcoin, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, ao mesmo tempo em que preserva os aspectos inovadores e libertadores da criptomoeda.

Cotar lançou a iniciativa “Bitcoin in the Bundestag” para defender sua causa no cenário legislativo alemão. Seu objetivo é educar seus colegas parlamentares sobre os diversos benefícios do Bitcoin, promovendo um processo de tomada de decisão mais informado.

Cotar destacou a importância de promover os aspectos de liberdade do Bitcoin, enfatizando a necessidade de proteção da privacidade, padrões de segurança robustos e uma abordagem regulatória que evite restrições indevidas.

Ao contrário de muitos colegas que têm uma visão ampla do espectro de criptografia, Cotar se concentra exclusivamente no Bitcoin. Ela está pressionando para estabelecer um comitê formal do Bundestag que reconheça as distinções tecnológicas entre o Bitcoin e outros ativos de criptografia, concentrando-se principalmente na importância social do Bitcoin. Cotar esclareceu que suas intenções são exclusivamente dedicadas à principal criptomoeda, declarando: “Minha iniciativa é somente para o Bitcoin”.

Reação evidente ao Euro Digital

A posição de Cotar é uma firme oposição à Moeda Digital do Banco Central (CBDC) do euro digital. Ela afirma que a natureza descentralizada do Bitcoin o torna um ativo digital mais adequado para a Alemanha, enfatizando seu papel no aumento da liberdade financeira e da privacidade.

Essa perspectiva contrasta com os esforços contínuos do Banco Central Europeu (BCE) para desenvolver um euro digital. O BCE prevê o euro digital como uma moeda digital universalmente acessível que oferece altos níveis de privacidade e permite liquidações de pagamento instantâneas.

Leia também: Relatório do Banco da Espanha: A maioria dos espanhóis não quer o euro digital, 65% não o usariam

Enquanto a Cotar defende a adoção do Bitcoin, o BCE está colaborando ativamente com as instituições europeias para determinar o design ideal do euro digital, garantindo o alinhamento com as necessidades e preferências das pessoas. Isso se alinha com a tendência global de adoção da moeda digital do Banco Central, com países como Irlanda, Espanha, França e Itália explorando protótipos de euro digital.

A pressão de Cotar para que o Bitcoin seja considerado uma moeda legal na Alemanha pode posicionar o país como pioneiro na adoção do Bitcoin em nível governamental. Essa medida também pode influenciar outras nações a reconsiderar sua posição em relação ao Bitcoin, especialmente devido à influência econômica substancial da Alemanha na Europa e no mundo.

Artigo escrito por Wayne Jones, publicado em Crypto Potato e traduzido por @rodrigo


Nota: Obviamente que as afirmações de Cotar sobre o perfil das transações de Bitcoin são baseadas em um mito já devidamente refutado. Além disso, é óbvio que a adesão ao Bitcoin não deve ser regulada pelo estado. Por outro lado, é bom ver como o Bitcoin vem despertando cada vez mais o interesse do público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais