Como o preço do Bitcoin subiu cerca de 60% em Maio e a concorrência entre mineradores da mais popular criptomoeda aumentou, a dificuldade de mineração de Bitcoin atingiu seu novo recorde de alta, dificultando o ganho da preciosa recompensa de 12,5 BTC.

Enquanto isso, a taxa de hash ou poder computacional, da rede Bitcoin também está se aproximando de sua alta histórica alcançada em outubro de 2018.

Após a correção de preços mais recente, a dificuldade de mineração aumentou em mais de 11% até a última sexta-feira (31/05), enquanto a grande mineradora de Bitcoin, BTC.com, estima que aumentará em quase outros 11% em menos de 14 dias. No entanto, no passado, essas estimativas nem sempre eram precisas.

Dificuldade de mineração de Bitcoin:

A dificuldade de mineração vem aumentando novamente desde dezembro de 2018. Houve, no mês referido, duas quedas substanciais (15,13% e 9,56%), correlacionadas à queda no preço da moeda. Então, na última semana de dezembro, ele subiu 10,03%, chegando a 5,62 terabytes, e tem tido um lento, mas constante, aumento desde então, com apenas três pequenas quedas, até chegar a 7,46 TB hoje.

A dificuldade de mineração do Bitcoin é ajustada a cada duas semanas (a cada 2.016 blocos, para ser preciso) para manter o tempo normal de 10 minutos por bloco. Isto significa que se houver muitos mineradores competindo entre si e propagando blocos em menos de dez minutos, a dificuldade no próximo ajuste será aumentada; se houver poucos mineradores e demorar muito mais tempo para encontrarem uma solução, a dificuldade é diminuída – ambas as vezes apenas o suficiente para manter os tempos de bloco em torno de 10 minutos.

Distribuição de pool de mineração Bitcoin em maio:

Em outras palavras, quando o preço do Bitcoin cresce, é provável que a taxa de hash aumente, o que significa que há um aumento no número de mineradores que entram no ecossistema do Bitcoin. Com a competição entre mineradores aumentando, o mesmo acontece com a dificuldade da rede, o que significa que os mineradores precisam usar mais de seu poder computacional para obter a recompensa de mineração (atualmente, 12,5 BTC por bloco, valor que será reduzido em 50% no próximo halving).

Taxa de hash da rede Bitcoin:

Fonte: Cryptonews