A máfia é uma das formas de organização criminosa mais bem organizadas e perigosas do mundo. Há diversas delas espalhadas em vários países, envolvidas em diversas atividades criminosas, que vão desde assalto à banco, extorsão e sequestro até roubo de obras de arte.
Apesar de existirem máfias de diversas nacionalidades, como a russa, a chinesa e a japonesa (Yakusa), a máfia italiana é de longe a mais famosa. E também a mais antiga.
Dividida em diversos clãs (grupos familiares), como a Cosa Nostra, Camorra e a Ndrangheta, a máfia italiana atua de forma criminosa há seculos, gerando fascínio e curiosidade sobre o público. Tal fascínio e curiosidade levou a produção de diversos trabalhos sobre o assunto. Tanto de pesquisa quanto artístico, como literatura e cinema.
Impossível não lembrar do clássico ‘O Poderoso Chefão’, onde Don Corleone (interpretado por Marlon Brando) e seu clã, popularizaram mais ainda a figura da máfia na cultura pop.
Abaixo a clássica cena inicial do filme:
A maior máfia do mundo
No entanto, mesmo a máfia italiana não é a maior máfia de todas. Há uma organização crimimosa muito maior, muito mais perigosa e mais antiga. Ela possui um nível de poder e controle que nenhuma máfia jamais teve.
Essa organização criminosa – tão antiga quanto a própria civilização – detém o controle sobre várias atividades vitais para a sociedade, como as forças armadas, polícia, tribunais e até mesmo a emissão de dinheiro. Além de regular diversas outras atividades igualmente importantes, como saúde e educação.
Essa máfia inclusive tem poder e controle sobre você (a não ser que você tenha tido a sorte de ser um daqueles que já entenderam a importância de se libertar dela, e neste instante procure formas de realizar isso).
E é justamente sobre esta organização que a Universidade Libertária produziu um documentário especial. Além de uma grande surpresa que será lançada junto. Aguarde!
Abaixo, o trailer do documentário ‘Dissecando O Maior Esquema Mafioso da História’.