EUA está se transformando em uma impressora de dinheiro, diz Peter Shiff

Uma nova reunião do Federal Reserve, o Banco Central EUA, foi realizada no Open Market Committee (FOMC). Apesar de se ter falado muito sobre a redução do programa de flexibilização quantitativa do banco central, o Fed não anunciou até agora nenhum plano concreto para desacelerar as compras de ativos.

O fato do Fed não ter tomado ações concretas não surpreendeu Peter Schiff, um famoso investidor, entusiasta do ouro, também famoso por ter previsto com exatidão a crise de 2008. Depois da reunião do Fed, Peter apareceu no NTD News para falar sobre isso e sobre a aparente relutância da instituição em tomar quaisquer medidas concretas em direção ao aperto monetário. Ele comenta que o banco central está substituindo a base econômica dos EUA por uma impressora de dinheiro.

O âncora do NTD News começou a entrevista perguntando: “O que o Fed teme que aconteça se diminuir?” No que Peter respondeu dizendo que as compras de ativos do Fed estão sustentando toda a bolha da economia.

Se o Fed realmente fizesse o que está falando, ele arriscaria derrubar a economia porque iria arrancar os alicerces dela, e é por isso que eles apenas falam. Eles não agem de verdade.

disse Peter Schiff.

Peter disse também que, mesmo não tomando nenhuma decisão concreta, os banqueiros centrais precisam falar sobre o aperto ou enfrentariam um problema “ainda maior.”

As pessoas perceberiam a gravidade da posição em que estão. Basicamente, elas latem continuamente sobre a redução gradual, mas na verdade não mordem. […] Não é como se eles parassem de fazer isso.

Eles estão apenas dizendo: ‘Vamos fazer um pouco menos’, e eles estão dizendo basicamente que nunca vão aumentar as taxas de juros porque isso é supostamente o que acontece depois que eles terminam de reduzir. Mas isso nunca vai acontecer. ”

Afirmou o economista.

O Fed é o verdadeiro responsável pela inflação nos EUA

O Fed afirma que o QE¹ ajuda a cumprir as metas de emprego do banco central. No entanto, a compra de títulos do Tesouro dos EUA e títulos lastreados em hipotecas não ajuda as pessoas à encontrar emprego.

Peter afirma que o Fed é o maior obstáculo que está impedindo a verdadeira prosperidade econômica dos EUA. A âncora da NTD também comentou que as políticas de taxas de juros baixas desencorajam a poupança.

Como isso funciona em uma economia quando a poupança continua diminuindo ano após ano?

Resposta curta: Não funciona! Esse é o problema!

Como se sabe, a política monetária do Fed é o que gera a inflação do dólar. O próprio Fed admitiu que os preços estão subindo mais rápido do que o previsto. E Peter disse que a taxa de inflação real é provavelmente o triplo do que o Fed admite.

Ainda segundo Peter:

As economias estão sendo destruídas. Você tem taxas reais negativas porque está obtendo zero nominal. Mas se a inflação for de cinco, seis por cento, sete por cento ao ano, isso será uma destruição maciça do poder de compra do dinheiro. Ninguém vai se salvar nessas circunstâncias.

Mas o problema é que para uma economia capitalista real, a poupança é a força vital porque é o subconsumo e a poupança que financia o investimento de capital, que permite o aumento da produtividade – o aumento do padrão de vida. Mas se o Fed está punindo os poupadores a ponto de ninguém querer poupar, você destruiu o próprio alicerce da economia. O Fed está tentando substituí-lo por uma impressora.

Nota¹: sigla para Quantitative Easing ou flexibilização quantitativa, no qual o Fed injeta mais dinheiro na economia acreditando que com isso irá aumentar a “liquidez”.

Proteja-se da inflação, compre BTC na CoinEx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Roma do Sul
Economia

Ponte construída pela população de Nova Roma do Sul-RS resiste às enchentes

A ponte que liga a cidade de Nova Roma do Sul ao município Farroupilha, no interior gaúcho, continua intacta mesmo com o avanço das águas sobre a cidade. A construção da ponte foi uma iniciativa da população de Nova Roma do Sul, que a inaugurou no dia 20 de janeiro, neste ano. Imagens aéreas divulgadas […]

Leia Mais
Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais