Em meio as tensões entre opositores políticos que cresce com a proximidade das eleições, algumas pessoas preferem lucrar com a situação. E de uma forma bastante criativa: DataToalha.
A ideia partiu de alguns comerciantes de toalhas com as estampas dos candidatos Bolsonaro e Lula (principais concorrentes nas atuais eleições presidenciais), onde exibem uma placa com os nomes dos dois candidatos onde os clientes deixam registrado em quem irão votar.
“Ajuda a mudar o placar”, diz o vendedor, chamando pedestres para comprarem toalhas com o rosto do atual presidente estampado para aumentar o placar. “Coitado do Bolsonaro, meu Deus! Socorre ele alguém, por favor”, dispara ele, convocando os bolsonaristas a comprarem a toalha de seu candidato.
Quando questionado sobre qual toalha vendia mais, o vendedor respondeu “Lula”, e disse é exatamente por isso que é a que ele mais encomenda para vender.
O DataToalha – a estratégia de marketing do vendedor – foi chamada assim em referência à pesquisa eleitoral do instituto DataFolha. Além das toalhas com imagens dos candidatos, o vendedor ambulante também vende outros objetos, como camisetas e bandeiras com o rosto dos presidenciáveis aproveitando o clima político para faturar com os eleitores mais fervorosos. Como ele mesmo diz durante o vídeo “enquanto eles brigam, eu lucro”.
O vendedor, que se diz anarcocapitalista, e entrevista ao Metrópoles, diz:
“Eu sou anarcocapitalista, né? O estado pra mim não ajuda em nada, só impede você de crescer. Te põe burocracia pra você não crescer.
E eu aproveito essa rivalidade, né, como bom capitalista, polarização, e vamos ganhar dinheiro. Enquanto eles dividem, nós conquista.”
Segue abaixo o vídeo do vendedor com o placar do “DataToalha”:
Enquanto muitos brigam entre si por causa de políticos (até com familiares e amigos de longa data), chegando até mesmo a matar quem tenha divergências políticas, outros tomam a decisão mais sensata e benéfica para eles: lucrando e não se deixando e envolver em uma disputa que só favorece os parasitas estatais.
Também importante perceber o quanto a idéias anarcocapitalistas estão se espalhando pelo Brasil. Parabéns ao vendedor pela atitude! Que hajam mais atitudes como essa!