BNDS vai financiar exportações para a Argentina. E você vai pagar por isso

BNDS irá financiar exportações para a Argentina

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Foi realizada hoje uma reunião entre Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, no Palácio da Alvorada. O motivo da reunião? Dentre eles, o principal foi um plano de financiamento de exportações de empresas brasileiras para a Argentina. E você pagará por isso.

Exportações financiadas via BNDS

O plano, segundo Lula, seria ajudar o país vizinho que no momento não tem dólares suficientes para importar de países estrangeiros, além de estar com uma elevada inflação que já está chegando aos 104% ao ano. O maior índice de inflação do país em 30 anos.

As exportações seriam financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS). O BNDS por sua vez, irá pagar em nome da Argentina a cada uma das 210 que exportam para o país. Caso o governo argentino não consiga pagar a dívida, o Fundo Garantidor de Exportações (FGE) irá repassar os valores para o BNDS.

O calote é quase certo

Como justificativa, representantes do governo, como o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, vieram com o discurso de que ao tomar tal medida, o Brasil manteria sua “liderança” na América do Sul. A verdade é que LULA irá manter a sua liderança na América do Sul. Você, caro pagador de impostos, só irá pagar por isso. E bem caro. E sem nenhum benefício como retorno.

O ex-secretário do Comércio Exterior, Welber Barral, nega que tal financiamento para a Argentina seja uma ajuda. Ele argumenta que a Argentina conta com um financiamento muito maior da China e Comunidade Andina de Fomento. Ora, mas isso apenas mostraria que a ajuda brasileira é menor, não que não consista em uma ajuda.

Galípolo ainda argumenta que a Argentina não possui um histórico de calote e confia que o país irá pagar o financiamento. No entanto, mesmo Galípolo reconhece que o pagamento da Argentina, que será em peso argentino, é um problema. Pois uma vez que o peso argentino está se desvalorizando rapidamente, o Brasil poderá receber um valor bem menor do que havia acordado.

Sem falar que um risco de calote não seria pouco provável, já que a situação do país está muito pior do que estava nas últimas negociações feitas via BNDS. Então inevitavelmente, o BNDS irá recorrer ao FGE, cujo dinheiro sairá do imposto que você paga. Resumindo: você pagará a ajuda à Argentina e Lula ficará com os louros.

E você pagará por isso

Então veja só: além de você susentar toda a corja política via impostos, sofrer com a inflação causada pela impressão de dinheiro, você irá subsidiar as exportações argentinas que servirão apenas para manter a aliança política de Lula com Kirshiner e sua turma. Além de garantir o lucro das empresas que serão beneficiadas. E tudo isso quer você tenha concordado ou não.

Enquanto Lula aumenta cada vez mais seu capital político e financeiro às custas do contribuinte apenas distribuindo migalhas aos iludidos, você e os demais contribuintes são esmagados pela máquina estatal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais