Lula e seu discurso da democracia relativa

Lula diz que democracia é relativa

Uma fala recente do presidente Lula (PT) sobre a democracia ser relativa vem causando um certo alvoroço entre vários segmentos políticos. A fala do petista foi pronunciada durante uma entrevista para a Rádio Gaúcha, onde o presidente foi questionado sobre seu apoio ao presidente Maduro da Venezuela, apesar das acusações de ditadura sobre ele.

Segundo Lula:

“A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez”

E completou:

“Por isso que eu gosto da democracia e a exerço na sua plenitude. Aqui, eu acho que o mundo inteiro sabe que a governança do PT é exemplo de exercício da democracia”

Já ouvimos isso antes

Vários segmentos políticos ficaram escandalizados com a fala de Lula, principalmente os grupos que se autoproclamam baluartes da democracia. Em um artigo recente do Folha de São Paulo chegou até mesmo a comparar a fala de Lula com o ex-presidente militar, o general Geisel, a época da Ditadura Militar.

Na ocasião o militar havia afirmado o seguinte sobre a democracia:

“Todas as coisas no mundo, exceto Deus, são relativas. Então, a democracia que se pratica no Brasil não pode ser a mesma que se pratica nos Estados Unidos da América, na França ou na Grã-Bretanha”. 

E em outra entrevista afirmou:

O BRASIL VIVE UM SISTEMA DEMOCRÁTICO DENTRO DE SUA RELATIVIDADE.”

Não é a toa que o Folha de SP é mídias similares estejam preocupadas com a fala de Lula. Tais grupos vêm se autointitulando baluartes de democracia e a vendendo a democracia como a garantia de que episódios similares à Ditadura Militar não voltem.

O que realmente é a democracia

Apesar dos autointitulados defensores da democracia negarem isso, a Ditadura Militar era uma forma de democracia. E isso não é uma defesa. É uma crítica.

Como bem mostrado por Hans-Hermann Hoppe em ‘Democracia, O Deus Que Falhou‘, a democracia é apenas uma tirania de um grupo de parasitas eleitos por uma (às vezes não tão grande) maioria. A realidade da democracia é muito diferente do que é pregado pelos seus defensores.

E um exemplo prático disto é um vigarista, demagogo e parasita do calibre do Lula ter sido eleito. E mesmo que quase metade da população brasileira ativa o rejeite, eles são obrigados – de acordo com a sacrossanta democracia – a aceitar as políticas infames impostas por ele até as próximas eleições.

E de certa forma ele não está errado sobre a Venezuela. E mais uma vez isso não é um elogio. Mas uma crítica. Apesar da opressão de Maduro, a oposição venezuelana ainda tem fé no mesmo regime que permitiu que um crápula como Maduro chegasse ao poder, e ainda apostam nele como solução para este problema.

Conclusão

Não importa a forma da democracia vigente. Se suas eleições são diretas ou indiretas. A própria democracia é o problema em si, ao permitir que os piores cheguem ao poder através da venda de ilusões para os mais incautos. E no fim até as pessoas mais sensatas e ponderadas serão obrigadas a se sujeitar a tal regime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais