Emissões de novas licenças de caça de javali estão suspensas? O que diz o IBAMA sobre o caso

Caça à javalis suspensa pelo IBAMA

A suspensão da caça de javalis e javaporcos por parte do IBAMA no dia 21 vem preocupando produores agropecuários. E não é sem razão, já que ambas as espécies são consideradas verdadeiras pragas contra plantações e animais domésticos. Inclusive, os próprios ambientalistas deveriam se preocupar com a situação, já que esses animais também são uma ameaça às outras espécies.

Revogaço de Lula sobre armas de fogo é o culpado

Devido às novas regras sobre compra, porte e uso de armas de fogo do governo Lula, o IBAMA suspendeu a emissão de novas licenças para caça. O que na prática inviabilizará a caça para muitos. Agora, as licenças serão emitidas somente pelo Exército e sob as condições exigidas pelo IBAMA, que você pode conferir aqui.

Em nota, a diretora da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama, Lívia Karina Martins, afirmou que a entidade reconhece a importância das ações de controle do javali, espécie exótica invasora. No entanto, ela informa que a adequação do procedimento autorizativo ao novo Decreto é necessária para que haja segurança jurídica na emissão de novas autorizações.

Segundo o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, a entidade não suspendeu as licenças já emitidas e que as novas licenças serão emitidas pelo Exército agora. Ele confirma que a mudança se deve ao Decreto 11.615/2023, que tornou as regras para compra e uso de armas de fogo mais duras no país e que o IBAMA vem tentando resolver essa questão com o Exército para agilizar a situação.

“O javali é um problema, uma espécie híbrida, está espalhado por diversos estados brasileiros. As autorizações [de caça] vigentes continuam mantidas. Não cassamos as autorizações anteriores, mas […] o decreto 11.615, de 21 de julho 2023 passou as autorizações para o Exército Brasileiro. Estamos em tratativas para que a gente possa resolver essa questão”

afirmou Rodrigo Agostinho

O javali como uma praga no Brasil

O javali foi trazido à América do Sul por meio de sua introdução na Argentina em 1904. Acredita-se que a espécie adentrou o estado do Rio Grande do Sul através da fronteira deste com o Uruguai. Na década de 90 também ocorreram importações de javalis puros destinados a criadouros dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul para comercialização da carne (IBAMA, 2020).

No entanto, vários destes animais escaparam do cativeiro e desde então vem se reproduzindo de forma descontrolada, se tornando uma verdadeira praga contra a produção agrícola e pecuária no país. Além disso, também são uma ameaça à fauna e flora locais. Por esse motivo, o governo brasileiro, e em especial o IBAMA, permitiram a caça com a finalidade de controle do javali, que é uma verdadeira praga causadora de enormes prejuízos para agricultores e pecuatistas.

No entanto, a mudança das regras para porte e uso de armas de fogo, que também atingiu a caça de javalis, pode retardar a atividade. E isso já é uma enorme preocupação dos produores rurais, pois seus negócios são fortemente prejudicados pelo animal.

A importância da caça

A caça como qualquer outra atividade indispensável à sobrevivência e bem estar humano, não deveria sofrer nenhuma proibição ou empecilho. No entanto, e apesar de sua não total proibição, sempre esteve sujeita à uma pesada burocracia.

A caça de javalis sempre foi um meio dos pecuaristas e agricultures protegerem à si mesmos e à sua família e frutos do seu trabalho contra tais animais. E devido a um aumento da burocracia estatal, essas mesmas pessoas encontrarão empecilhos cada vez mais maiores para exercer tal atividade legítima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

Independência ou Morte!

Hoje é o dia 7 de setembro, onde milhões de brasileiros comemoram o dia em que D.Pedro I proclamou o Brasil como independente de Portugal. Tal proclamação foi feita com o famoso grito “Independência ou Morte!”, às margens do rio Ipiranga, na atual Zona Sul de São Paulo. O episódio se tornou um dos mais […]

Leia Mais
Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais