segunda-feira, novembro 29, 2021
InícioTecnologiaBairro com casas feitas em 3D será construído em 2022

Bairro com casas feitas em 3D será construído em 2022

Projeto pretende edificar 100 residências em uma semana com técnicas de construção mais baratas que as convencionais

Em Austin, no estado do Texas, Estados Unidos, estão em construção novas propriedades que irão integrar a maior comunidade mundial de residências impressas em 3D.

Com previsão para começar no próximo ano, o projeto contará com 100 casas térreas “impressas” no local usando técnicas de construção robótica avançada e um material baseado em concreto.

Imagem digital mostra bairro com casas ‘impressas’ em 3D / Foto: ICON/Lennar

Fileiras de propriedades com seus telhados cobertos por células solares são mostradas em imagens elaboradas digitalmente. De acordo com as empresas por trás do empreendimento, as casas levarão cerca de uma semana para serem construídas.

As empresas por trás do projeto

O projeto é uma colaboração entre a empresa de construção residencial Lennar e a ICON, outra empresa de construção com sede no Texas especializada em estruturas impressas em 3D.

As casas foram co-projetadas pelo escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group. Segundo a ICON, sua tecnologia é bem mais rápida e barata do que os métodos convencionais – inclusive por precisar de menos trabalho manual.

O processo de edificação envolverá cinco impressoras robóticas Vulcan, que canalizam uma mistura de concreto chamada Lavacrete, de acordo com um projeto residencial pré-programado.

A empresa afirma que pode produzir casas de cerca de 250 metros quadrados e já imprimiu as paredes de uma casa medindo 37 metros quadrados em apenas 24 horas. Telhados, janelas, portas e acabamentos serão adicionados posteriormente pela empresa Lennar.

Imagem elaborada digitalmente mostra bairro com casas ‘impressas’ em 3D / Foto: ICON/Lennar

Durante uma entrevista, o cofundador e CEO da ICON, Jason Ballard, descreveu o bairro 3D de Austin como um “momento decisivo na história do desenvolvimento em escala comunitária”.

A impressão 3D em escala de construção não só oferece casas de alta qualidade com mais rapidez e preços acessíveis, mas frotas de impressoras podem mudar para melhor a maneira como comunidades inteiras são construídas

E também:

Os Estados Unidos enfrentam um déficit de aproximadamente 5 milhões de novas residências, então há uma profunda necessidade de aumentar rapidamente a oferta sem comprometer a qualidade, beleza ou sustentabilidade e essa é exatamente a força de nossa tecnologia.

Concluiu.

Em um comunicado, o sócio do Bjarke Ingels Group, Martin Voelkle, descreveu as casas em 3D como

Etapas significativas para reduzir o desperdício no processo de construção, bem como para tornar nossas casas mais resistentes, sustentáveis e proporcionar a energia autossuficiente.

Não é ficção científica

A ICON também revelou recentemente que está trabalhando com a NASA para fazer materiais de construção de poeira lunar – visando a construção de uma base lunar.

A empresa também possui planos para um desenvolvimento separado de quatro residências em East Austin. Em 2019, foi anunciado a construção de uma comunidade com 50 casas para famílias de baixa renda em Tabasco, no México. Estão a todo vapor!

NOTÍCIAS SIMILARES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

CONFIRA