Bairro com casas feitas em 3D será construído em 2022

Em Austin, no estado do Texas, Estados Unidos, estão em construção novas propriedades que irão integrar a maior comunidade mundial de residências impressas em 3D.

Com previsão para começar no próximo ano, o projeto contará com 100 casas térreas “impressas” no local usando técnicas de construção robótica avançada e um material baseado em concreto.

Imagem digital mostra bairro com casas ‘impressas’ em 3D / Foto: ICON/Lennar

Fileiras de propriedades com seus telhados cobertos por células solares são mostradas em imagens elaboradas digitalmente. De acordo com as empresas por trás do empreendimento, as casas levarão cerca de uma semana para serem construídas.

As empresas por trás do projeto

O projeto é uma colaboração entre a empresa de construção residencial Lennar e a ICON, outra empresa de construção com sede no Texas especializada em estruturas impressas em 3D.

As casas foram co-projetadas pelo escritório de arquitetura dinamarquês Bjarke Ingels Group. Segundo a ICON, sua tecnologia é bem mais rápida e barata do que os métodos convencionais – inclusive por precisar de menos trabalho manual.

O processo de edificação envolverá cinco impressoras robóticas Vulcan, que canalizam uma mistura de concreto chamada Lavacrete, de acordo com um projeto residencial pré-programado.

A empresa afirma que pode produzir casas de cerca de 250 metros quadrados e já imprimiu as paredes de uma casa medindo 37 metros quadrados em apenas 24 horas. Telhados, janelas, portas e acabamentos serão adicionados posteriormente pela empresa Lennar.

Imagem elaborada digitalmente mostra bairro com casas ‘impressas’ em 3D / Foto: ICON/Lennar

Durante uma entrevista, o cofundador e CEO da ICON, Jason Ballard, descreveu o bairro 3D de Austin como um “momento decisivo na história do desenvolvimento em escala comunitária”.

A impressão 3D em escala de construção não só oferece casas de alta qualidade com mais rapidez e preços acessíveis, mas frotas de impressoras podem mudar para melhor a maneira como comunidades inteiras são construídas

E também:

Os Estados Unidos enfrentam um déficit de aproximadamente 5 milhões de novas residências, então há uma profunda necessidade de aumentar rapidamente a oferta sem comprometer a qualidade, beleza ou sustentabilidade e essa é exatamente a força de nossa tecnologia.

Concluiu.

Em um comunicado, o sócio do Bjarke Ingels Group, Martin Voelkle, descreveu as casas em 3D como

Etapas significativas para reduzir o desperdício no processo de construção, bem como para tornar nossas casas mais resistentes, sustentáveis e proporcionar a energia autossuficiente.

Não é ficção científica

A ICON também revelou recentemente que está trabalhando com a NASA para fazer materiais de construção de poeira lunar – visando a construção de uma base lunar.

A empresa também possui planos para um desenvolvimento separado de quatro residências em East Austin. Em 2019, foi anunciado a construção de uma comunidade com 50 casas para famílias de baixa renda em Tabasco, no México. Estão a todo vapor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais