Banco Central irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil lançará operação teste do Real Digital no final deste ano

O Banco Central do Brasil está acelerando o projeto do real digital, aproximando-se da fase dos testes-piloto. A instituição anunciou que realizará uma série de testes operacionais para verificar a funcionalidade da arquitetura proposta para o sistema.

Fabio Araujo, coordenador do projeto real digital no Banco Central do Brasil, explicou que segurança e privacidade seriam duas das áreas mais importantes a serem examinadas com estes testes. Em entrevista ao Broadcast, Araújo afirmou que:

“Vamos simplificar a operação, mas vamos ter vários participantes trocando informações para ver o grau de segurança e privacidade que podemos trazer para o sistema. O piloto está focado nisso.”

Araujo explicou que o objetivo desse teste seria determinar se o vazamento de informações de transações do sistema é compatível com as exigências legais aplicáveis.

Detalhes do teste

Os testes descritos por Araujo começarão após a atual fase de laboratório do real digital, que está sendo realizada atualmente como parte do desafio LIFT, um projeto aberto que reúne várias organizações. O desafio atraiu nove propostas diferentes que visam incluir o real digital como parte dos esforços econômicos.

Instituições e organizações que fazem parte do desafio LIFT devem entregar seus relatórios finais de projeto em 25 de abril. Espera-se que o novo conjunto de testes-piloto seja realizado após este evento. Entretanto, o escopo do piloto será limitado, mostrado em um ambiente operacional simplificado, e contará apenas com a introdução de outro ativo simbólico ainda não selecionado para as transações.

O teste também permitirá que o Banco Central do Brasil e a Comissão Brasileira de Valores Mobiliários examinem como terceiros poderiam interagir com o sistema, incluindo bancos, que poderão emitir seus próprios tokens, apoiados pelo real digital. Este ambiente de teste expandido estará aberto as instituições e aos bancos em 2024.

Embora ainda não tenha sido anunciada a data de lançamento do real digital, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sugeriu como data possível, dezembro de 2024.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais