Banco Central irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil lançará operação teste do Real Digital no final deste ano

O Banco Central do Brasil está acelerando o projeto do real digital, aproximando-se da fase dos testes-piloto. A instituição anunciou que realizará uma série de testes operacionais para verificar a funcionalidade da arquitetura proposta para o sistema.

Fabio Araujo, coordenador do projeto real digital no Banco Central do Brasil, explicou que segurança e privacidade seriam duas das áreas mais importantes a serem examinadas com estes testes. Em entrevista ao Broadcast, Araújo afirmou que:

“Vamos simplificar a operação, mas vamos ter vários participantes trocando informações para ver o grau de segurança e privacidade que podemos trazer para o sistema. O piloto está focado nisso.”

Araujo explicou que o objetivo desse teste seria determinar se o vazamento de informações de transações do sistema é compatível com as exigências legais aplicáveis.

Detalhes do teste

Os testes descritos por Araujo começarão após a atual fase de laboratório do real digital, que está sendo realizada atualmente como parte do desafio LIFT, um projeto aberto que reúne várias organizações. O desafio atraiu nove propostas diferentes que visam incluir o real digital como parte dos esforços econômicos.

Instituições e organizações que fazem parte do desafio LIFT devem entregar seus relatórios finais de projeto em 25 de abril. Espera-se que o novo conjunto de testes-piloto seja realizado após este evento. Entretanto, o escopo do piloto será limitado, mostrado em um ambiente operacional simplificado, e contará apenas com a introdução de outro ativo simbólico ainda não selecionado para as transações.

O teste também permitirá que o Banco Central do Brasil e a Comissão Brasileira de Valores Mobiliários examinem como terceiros poderiam interagir com o sistema, incluindo bancos, que poderão emitir seus próprios tokens, apoiados pelo real digital. Este ambiente de teste expandido estará aberto as instituições e aos bancos em 2024.

Embora ainda não tenha sido anunciada a data de lançamento do real digital, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sugeriu como data possível, dezembro de 2024.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais