Banco Central irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil irá iniciar testes do Real Digital

Banco Central do Brasil lançará operação teste do Real Digital no final deste ano

O Banco Central do Brasil está acelerando o projeto do real digital, aproximando-se da fase dos testes-piloto. A instituição anunciou que realizará uma série de testes operacionais para verificar a funcionalidade da arquitetura proposta para o sistema.

Fabio Araujo, coordenador do projeto real digital no Banco Central do Brasil, explicou que segurança e privacidade seriam duas das áreas mais importantes a serem examinadas com estes testes. Em entrevista ao Broadcast, Araújo afirmou que:

“Vamos simplificar a operação, mas vamos ter vários participantes trocando informações para ver o grau de segurança e privacidade que podemos trazer para o sistema. O piloto está focado nisso.”

Araujo explicou que o objetivo desse teste seria determinar se o vazamento de informações de transações do sistema é compatível com as exigências legais aplicáveis.

Detalhes do teste

Os testes descritos por Araujo começarão após a atual fase de laboratório do real digital, que está sendo realizada atualmente como parte do desafio LIFT, um projeto aberto que reúne várias organizações. O desafio atraiu nove propostas diferentes que visam incluir o real digital como parte dos esforços econômicos.

Instituições e organizações que fazem parte do desafio LIFT devem entregar seus relatórios finais de projeto em 25 de abril. Espera-se que o novo conjunto de testes-piloto seja realizado após este evento. Entretanto, o escopo do piloto será limitado, mostrado em um ambiente operacional simplificado, e contará apenas com a introdução de outro ativo simbólico ainda não selecionado para as transações.

O teste também permitirá que o Banco Central do Brasil e a Comissão Brasileira de Valores Mobiliários examinem como terceiros poderiam interagir com o sistema, incluindo bancos, que poderão emitir seus próprios tokens, apoiados pelo real digital. Este ambiente de teste expandido estará aberto as instituições e aos bancos em 2024.

Embora ainda não tenha sido anunciada a data de lançamento do real digital, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sugeriu como data possível, dezembro de 2024.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Murray Rothbard
Economia

Hoje Rothbard estaria completando 98 anos

Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em […]

Leia Mais
Fernando Haddad G20
Economia

Haddad defende medidas para que bilionários parem de usar brechas fiscais

Na última quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu medidas para que bilionários pagassem sua parte “justa” de impostos. Para isso, o ministro defendeu uma “contribuição internacional” (na verdade, uma coerção coordenada internacional) para garantir que bilionários não usem das brechas fiscais, que o ministro chamou de “buracos tributários”. O discurso do ministro […]

Leia Mais
Luiz Marinho
Economia

Sem acordo, governo prorroga por 3 meses nova portaria sobre trabalho aos feriados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27) que foi adiado por 90 dias a portaria que muda as regras sobre o trabalho aos feriados. O texto entraria em vigor nesta sexta-feira (1). A decisão do ministro foi tomada durante uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representantes […]

Leia Mais