DAO: A Próxima Evolução das Criptos

DAO é o próximo passo na evolução das criptomoedas em matéria organizacional

DAO é um acrônimo de Decentralized Autonomous Organization (Organização Autônoma Decentralizada em português), organizações que só se tornaram possíveis devido às inovações nas criptomoedas. Elas tem sua governança gerida por contratos inteligentes (smart contracts) em uma blockchain.

Como isso funciona na prática? Cada DAO tem a sua maneira de trabalhar, mas na maioria dos casos um token do projeto é emitida e todos que a possuem podem participar nas decisões. Além disso, o tesouro (o caixa da organização) é gerido na blockchain, de forma transparente em que todos podem ver o status/saldo das contas.

Por fim, as pessoas que participam e contribuem com os projetos costumam ser remuneradas em alguma criptomoeda (seja a token da DAO ou alguma outra cripto pré-combinada).

E no que isso é tão revolucionário? Em diversos fatores:

  1. Por ser decentralizada, sua existência não depende de pessoas específicas, sendo que se alguém sair do projeto é substituído por outra pessoa da organização. Isso faz com que ela seja muito resiliente.
  2. Pessoas de todas as partes do mundo podem participar e contribuir. As formas de trabalho são quase infinitas, com algumas pessoas trabalhando ativamente todos os dias, outras part time, outras em projetos específicos ou mesmo apenas com algumas horas do seu dia.
  3. A privacidade dos membros é protegida, com muitos trabalhando sob pseudônimos. Como os pagamentos são feitos em cripto, os membros da DAO podem optar por ficar de fora do sistema financeiro tradicional onde a privacidade é inexistente.

É claro que com tantas inovações vem também diversos desafios: como engajar os membros, como manter o foco da organização, como tomar decisões no timing correto, como recrutar, como se relacionar com organizações tradicionais e assim por diante.

Por esse motivo, todos os dias surgem novas ferramentas para esse mundo, cada uma tentando resolver problemas específicos ou agregando diversas soluções em uma única plataforma. Já são mais de 200 ferramentas apenas para esse segmento (você pode encontrar uma breve lista aqui), com variados níveis de maturidade. Algumas muito testadas, outras ainda incipientes. Mas a tendência é que cresça cada vez mais.

Prova de que as DAOs vieram para ficar, são os inúmeros projetos em andamento, alguns movimentando milhões de dólares – alguns até bilhões! Existem aproximadamente 5.000 DAOs atualmente, com cerca de 600.000 votantes, números impressionantes para uma nova tecnologia com pouco mais de 5 anos de existência (fonte).

Um dos maiores exemplos é a Uniswap, uma exchange decentralizada que permite você fazer o “câmbio” entre diferentes criptos e é referência em finanças decentralizadas (“DeFi”). Hoje ela tem um valor de mercado de mais de 5 bilhões de dólares.

Outros exemplos, apenas para citar dois, são a MakerDAO que permite emprestar e pegar emprestado cripto de forma decentralizada, com um valor de mercado de mais de 800 milhões de dólares, e a Decentraland, uma DAO que faz a gestão de um jogo no metaverso que tem um valor de mercado superior a 1,2 bilhão de dólares.

E foi considerando todos esses benefícios e princípios que a Universidade Libertária decidiu se transformar em uma DAO. Assim, iremos aumentar a nossa resiliência, incrementar e recompensar os membros da comunidade, além de ser uma forma de concentrar esforços e conhecimento para a construção de uma sociedade livre, pacífica e de pleno respeito à propriedade privada.

Para quem quiser participar, basta entrar no nosso canal do Discord.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uso comercial do Bitcoin
Criptomoedas

O estado de adoção comercial das criptomoedas em 2024

A criptomoeda não são mais um conceito marginal, mas uma tendência que cresce rapidamente no setor de varejo. As organizações de varejo estão se preparando e adotando os pagamentos em moeda digital. Quando um varejista on-line americano se tornou o primeiro grande comerciante do mundo a aceitar criptomoedas como pagamento em 2014, foi uma grande […]

Leia Mais
Amanda Pritchard
Criptomoedas

Chefe da NHS defende intervenção estatal para combater “vício” em negociação de criptomoedas

Na última quarta-feira (12), a chefe do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), Amanda Pritchard, defendeu uma maior intervenção do estado britânico sobre o comércio de criptomoedas. Pritchard alega que a medida ajudaria a combater o “vício” em negociações de criptoativos. O discurso de Pritchard foi realizado durante o ConfedExpo, que é uma […]

Leia Mais
Bitcoin Coreia do Sul
Criptomoedas

Prêmio do Bitcoin na Coreia do Sul aumenta, refletindo a forte demanda local

Recentemente, o bitcoin (BTC) viu seu infame prêmio na Coreia do Sul cair abaixo de 1%, depois de quase atingir 10% em meados de abril. Os dados atuais indicam que o prêmio no país está se recuperando. As métricas do cryptoquant.com revelam que, após atingir uma baixa de 0,62% em 4 de junho, quando os […]

Leia Mais