Guardiões da Galáxia 3 tem uma lição muito importante para os coletivistas

Uma importante lição em Guardiões da Galáxia 3

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O artigo a seguir é de autoria de Jon Miltimore e publicado originalmente no site FEE.org. No artigo, Jon Miltimore fala da experiência que teve ao assistir ‘Guardiões da Galáxia 3’ com seu filho, e a reflexão sobre o confronto entre a tirania e a liberdade que o filme lhe suscitou.

O filósofo francês Bertrand de Jouvenel observou certa vez: “Há uma tirania no ventre de toda utopia”. Não tenho ideia se James Gunn leu as obras de Jouvenel, mas o cineasta de Guardiões da Galáxia
certamente absorveu suas lições.

A última parte da trilogia de sucesso de Gunn, Guardiões da Galáxia Vol. 3, arrecadou US$ 300 milhões nas bilheteria em seus primeiros quatro dias. Depois de levar minha própria família para assistir ao filme, posso dizer que Guardiões 3 é tão bom quanto os dois primeiros filmes de Gunn. Mas o que mais se destacou foi a poderosa advertência do filme sobre os perigos da utopia, que é explorada na gênese de um dos personagens favoritos dos Guardiões favorito: Rocket (com voz de Bradley Cooper).

Sabemos, pelos filmes anteriores, que nosso amigo peludo, um guaxinim geneticamente modificado e ciberneticamente aprimorado, foi criado em um laboratório. Mas isso é realmente tudo o que sabemos. Em Guardiões 3, finalmente conhecemos a história de Rocket, que foi criado por um homem conhecido como o Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji), um vilão que quer criar um novo Éden.

“Minha missão sagrada é criar a sociedade perfeita” diz diz o Alto Evolucionário.

Rocket é um dos vários animais projetados para esse fim. Ele é dotado de inteligência, o que lhe dá o poder de raciocinar e falar. Mas Rocket é tratado como um prisioneiro, não como um ser sensível. Para o Alto Evolucionário, Rocket não é nem mesmo um animal de estimação; ele é simplesmente um meio para atingir um fim. Devido à sua capacidade única de resolver problemas, seu cérebro é útil e digno de ser examinado.

Os amigos animais de Rocket são tratados de forma ainda pior. Quando é determinado que eles são obsoletos, o Alto Evolucionário sela o destino deles com uma ordem de duas palavras: “Incinerem-nos”.

Rocket, nosso herói, tenta intervir para salvar seus amigos. Ele falha, mas consegue escapar, o que o leva a se tornar um membro dos Guardiões da Galáxia. Anos depois, o Alto Evolucionário (com um novo rosto) quer Rocket de volta, preparando o terreno para uma grande batalha com os Guardiões.

Leia também: Como “Vida de Inseto” revela a imoralidade do socialismo

Guardiões 3 é muito divertido, mas sua jovialidade é equilibrada com tensão, tragédia e momentos de tirar o fôlego. Esse foi o momento mais triste da trilogia Guardiões. Eu posso ou não ter lutado contra as lágrimas quatro vezes, mas ninguém pode provar isso.

A fonte de toda dor é o homem que deseja algo bom: a perfeição. Como seus objetivos são tão puros – quem não quer uma sociedade perfeita? – o Alto Evolucionário não tem problemas em fazer coisas terríveis, seja incinerar os sujeitos de seus experimentos ou destruir um planeta. Nesse aspecto, ele é muito parecido com Thanos, o vilão roxo dos filmes dos Vingadores que queria inaugurar o paraíso por meio do derramamento de sangue.

O universo Marvel pode ser ficção, mas sua mensagem moral nos lembra de um velho ditado: “O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções”.

O adágio reflete uma verdade triste e irônica que o grande filósofo Leonard Read observou em seu livro de 1969 Let Freedom Reign (Deixe a Liberdade Reinar), de 1969. “Muitos dos atos mais monstruosos da história humana foram cometidos em nome do bem”, escreveu Read.

O século XX está repleto de ditadores que cometeram genocídio para dar início a uma “sociedade perfeita”.

“Nossa política era proporcionar uma vida abastada para o povo”, explicou Pol Pot em uma de suas entrevistas finais. “Foram cometidos erros ao realizá-la.”

Os “erros” aos quais o ditador cambojano se referia em sua marcha rumo à utopia eram o assassinato em massa de cerca de 2 milhões de pessoas.

Guardiões da Galáxia 3 e o universo Marvel parecem entender melhor do que ninguém o perigo daqueles que prometem o paraíso em troca de liberdade. O filme ainda é muito divertido – se você não se importar em chorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Natal e capitalismo
Cultura

Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais […]

Leia Mais