O governador do Banco da Reserva da Austrália (RBA), Philip Lowe, adverte que a criptomoeda anunciada pelo Facebook, a Libra, pode não atingir o uso corrente no futuro próximo, segundo um relatório da Bloomberg.

O relatório cita Lowe como segue a respeito de Libra:

Há muita água debaixo da ponte antes que a proposta do Facebook se torne algo que estamos usando o tempo todo […] Há muitas questões regulatórias que precisam ser resolvidas e elas precisam ter certeza de que há um negócio sólido. Nesse caso, precisamos ser cuidadosos antes de tirarmos conclusões precipitadas.

Lowe supostamente também criticou o topo da criptomoeda por capitalização de mercado, Bitcoin (BTC), em 2017. O governador do RBA se queixou de que ganhou destaque devido à “mania especulativa” e conjeturou que os criminosos provavelmente seriam mais atraídos por ele do que clientes.

Libra e Bitcoin à parte, Lowe supostamente não acredita que a criptomoeda é viável para a Austrália, devido à suposta utilidade de seu sistema de pagamento eletrônico preexistente.

Lowe comentou:

Há muito tempo pensei que um tipo de criptomoeda não decolaria na Austrália porque já temos um sistema de pagamentos eletrônicos muito eficiente que permite a qualquer um de nós fazer pagamentos bancários a outra pessoa em cinco segundos, apenas sabendo o número do celular.

Conforme relatado, o RBA publicou um artigo intitulado “Cryptocurrency: Ten Years On”, argumentando que a criptomoeda não alcançaria a adoção mainstream na Austrália.

Ecoando os sentimentos expostos por Lowe, o resumo do artigo da RBA diz:

Este artigo examina porque é improvável que o Bitcoin se torne um método de pagamento onipresente na Austrália e resume como as criptomoedas subsequentes procuraram resolver algumas das deficiências do Bitcoin – como seus problemas de volatilidade e escalabilidade.

Os comentários do governador Lowe juntam-se a um coro de recentes reações governamentais a Libra, incluindo comentários ambivalentes do Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, bem como uma declaração do presidente do Comitê de Duma sobre Mercados Financeiros da Rússia de que o Libra não seria legalizado na Rússia.

O Comitê Bancário do Senado dos EUA programou audiências sobre o projeto de moeda no Facebook para o dia 16 de Julho, como reportado anteriormente.

Fonte: Cointelegraph