Através de uma entrevista no canal de mídia local Tass, o chefe do Comitê de estado sobre o Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, anunciou que planos foram iniciados para tornar a mineração de criptomoeda ilegal.

Em sua explicação, Anatoly Aksakov acredita que as moedas digitais criadas em uma blockchain aberta são ferramentas ilegítimas, portanto, a responsabilidade administrativa será imposta. Este último não afetará apenas a mineração de criptomoedas em um blockchain aberto, mas também fará a criação de pontos de troca; neste caso, as trocas baseadas em criptomoedas são ilegais.

Da mesma forma, a circulação de criptomoedas para vender e organizar a produção das moedas também será contra a lei. A quebra da lei irá atrair a responsabilidade administrativa, que será na forma de uma multa para o acusado.

Apesar da Rússia ter um mercado ativo para criptomoedas, uma lei destinada a simplificar todo o setor não foi aprovada. A lei dos Ativos Financeiros Digitais ficou emperrada devido aos requisitos regulatórios do Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF) para o setor de criptomoedas. Embora a lei tenha ficado presa no processo de aprovação, ela será aprovada até junho.

Embora a proibição acima de mineração de criptomoedas torne as criptomoedas inacessíveis para os cidadãos russos, segundo Aksakov, os russos ainda podem ter moedas digitais. O último só é possível se eles comprarem suas criptomoedas desejadas de exchanges estrangeiras junto de outros pontos de venda. A compra de criptomoedas nas exchanges internacionais torna a lei russa nula e sem valor.

Enquanto os legisladores se preparam para debater sobre a aprovação da lei supracitada, uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Rússia (VCIOM) retrata um quadro diferente em relação ao setor de criptomoedas russo. Pelos resultados do VCIOM, metade dos participantes tem algum conhecimento sobre o Bitcoin que é de 56%. No entanto, dos 56%, apenas 9% têm uma compreensão mais profunda da Bitcoin. Por outro lado, 18% dos entrevistados não ouviram falar de Bitcoin. Dos resultados da pesquisa VCIOM, parece que menos pessoas na Rússia entendem o funcionamento do Bitcoin.

Fonte: Crypto Economy

Leia também: